Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2019 | 21h12 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 12h48

Sonangol e Agência de Petróleo e Gás assinam acordos

Luanda - A Sonangol e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, dois contratos de cooperação, que visam melhorar a produção e o funcionamento destas entidades públicas, assim como fortalecer a sua relação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Membros dos conselhos de Administração da Sonangol e da ANPG

Foto: Emanuel Jardim

 Dos contratos, o primeiro visa dar suporte à transição da função de concessionária, e o segundo vai se encarregar do agenciamento do petróleo bruto.

Rubricaram os acordos os presidentes da Sonangol e da ANPG, Gaspar Martins e Paulino Jerónimo, respectivamente.

 De acordo a nota de imprensa, a que a Angop teve acesso nesta quinta-feira, o contrato de suporte à transição vai contribuir para o arranque efectivo da ANPG e um bom funcionamento das áreas de suporte e evitar a disrupção das suas funções e nos trabalhos a serem desenvolvidos pela concessionária nacional.

 Já o segundo, de agenciamento, explica o documento, estabelece que a Sonangol comercializa o petróleo da concessionária nacional, sendo que a ANPG reconhece à Sonangol competências nesta matéria e à mandata para o efeito.

 O encontro, em que o presidente e os administradores recém-empossados da Sonangol receberam os seus homólogos da ANPG, durou cerca de duas horas, e visou revisitar o processo de transferência da função concessionária da Sonangol para a Agência.

 Os dois contratos são essenciais para a regulação da actividade e a definição das responsabilidades das duas entidades.

Assistiram ao acto contratual, os administradores executivos da Sonangol, Baltazar Miguel, Joaquim Fernandes, Luís Maria e Osvaldo Macaia, e pela ANPG, os administradores executivos Natacha Massano, César Paxi e Gerson dos Santos.

Leia também
  • 16/05/2019 20:18:12

    Refinação reduz volatilidade do petróleo em mais de 60%

    Luanda - A refinação do crude nos países produtores de petróleo, como é o caso de Angola, reduz em mais de 60 por cento as variações bruscas do seu preço no mercado internacional, afirmou hoje o economista Guineense, Carlos Lopes.

  • 16/05/2019 20:08:26

    Insuficiência de técnicos veterinários dificulta vacinação

    Saurimo - A insuficiência de técnicos veterinários dificulta o programa de vacinação de rotina do gado bovino na província da Lunda Sul, informou hoje, em Saurimo, o chefe de departamento do Instituto dos Serviços Veterinários (ISV), António Miguel Chiteca.

  • 16/05/2019 19:40:39

    Aberta conferência sobre Oceanos em que Angola participa

    Lisboa (Da correspondente) - A Conferência Ministerial Internacional denominada "Oceans Meeting2019", em que participa a ministra angolana das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, foi aberta hoje, em Lisboa, pela sua homologa portuguesa, Ana Paula Vitorino.