Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Junho de 2019 | 02h14 - Actualizado em 27 Junho de 2019 | 02h13

Fronteira do Chissanda rende mais de 80 mil Kwanzas/dia

Dundo - O posto fronteiriço do Chissanda, Lunda Norte, rende para o Estado angolano, 80 mil e 100 kwanzas/dia, fruto das trocas comerciais entre Angola a República Democrática do Congo, soube quarta-feira a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Notas de 5000 mil Kwanzas

Foto: Divulgação

Em declarações à imprensa, à margem da visita efectuada pelos deputados do grupo parlamentar do MPLA, o responsável do posto fronteiriço, João  Muachambi, disse que este valor resulta do pagamento de impostos.

A fúmbua, farinha de trigo, arroz, açúcar, óleo vegetal, peixe congelado, refrigerantes, cerveja, a fuba de bombó, o tomate e o jindungo, são os produtos comercializados na circunscrição.

Por seu turno, o  responsável dos Serviços de Migração e Estrangeiros, Jonas Bumba, fez saber que fruto da operação transparência, seis a sete cidadãos da RDC, entram de forma legal no território nacional, representando uma diminuição considerável no movimento migratório nesta região.

Já o sub-inspector da Polícia Fronteiriça, Miguel Panzo, fez saber que 20 cidadãos congoleses tentam, diariamente, violar a fronteira, aproveitando o período nocturno.

A fronteira de Chissanda dista a sete quilometros da sede da cidade do Dundo.

As jornadas, sob o lema “Angola, para um Desenvolvimento Sustentável Rumo às Autarquias Locais”, vão permitir avaliar as condições sociais, económicas e produtivas de cada município da Lunda Norte.

A Lunda Norte situa-se no Nordeste de Angola e faz fronteira a Norte e a Leste com a República Democrática do Congo, a Sul com a província da Lunda Sul e a Oeste com a província de Malanje. Está dividida administrativamente em nove municípios e 25 comunas.

Com a República Democrática do Congo (RDC) partilha duas delimitações de fronteira, a Norte e a Leste, através das províncias de Bandundu, Kassai Ocidental e Katanga. A sua extensão fronteiriça é de 770 kms com a RDC, sendo 650 km por terra e 120 km fluviais.

Essa extensão territorial é assegurada por especialistas de duas Unidades da Polícia de Guarda Fronteira (UPGF): a 6ª e 7ª. A fronteira terrestre vai a partir da margem direita do rio Cuango, município com o mesmo nome, até ao Posto de Guarda Fronteira do Itanda, na área do Catemba, município de Cambulo.

Leia também
  • 24/06/2019 18:08:30

    Exploração da madeira na Lunda Norte sem fiscalização

    Dundo - A falta de transporte e outros meios, bem como a idade avançada dos fiscais está a condicionar a fiscalização da exploração de madeira, de queimadas anárquicas e o combate à caça ilegal na província da Lunda Norte.

  • 12/06/2019 22:05:05

    Policia Fiscal arrecada mais de 10 milhões de kwanzas em 12 meses

    Saurimo - Dez milhões, 542 mil e 420 kwanzas foram arrecadados entre Junho de 2018 até a data presente, na província da Lunda Sul, pela Policia Fiscal, mais seis milhões, 463 mil e 191 kwanzas que nos 12 meses anteriores.

  • 10/06/2019 11:28:59

    Endiama destaca evolução da mina do Luaxe

    Dundo - O presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior, informou neste fim-de-semana, no Luo, Lunda Norte, que a mina do Luaxe (situada na Lunda Sul), encontra-se na fase final de investigação geológica mineira e do tratamento da amostra do grande volume do material kimberlito.