Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Julho de 2019 | 09h39 - Actualizado em 20 Julho de 2019 | 09h39

Endiama concede 31 títulos a empresas de exploração mineira

Dundo - Trinta e um títulos de exploração mineira foram cedidos a empresas semi-industriais, sexta-feira na Lunda Norte, para voltarem a exercer a actividade, após estarem suspensas no processo da operação transparência, iniciada em Setembro de 2018, pela Endiama.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mina de diamante

Foto: HÉLDER DIAS

Estavam previstos 41 títulos, porém por não concluírem alguns procedimentos exigidos, dez sociedades receberão dentro de 15 dias, em Luanda, depois de cumprirem com todos requisitos.

O director nacional dos recursos minerais, André Buta Neto, apelou aos responsáveis das empresas a serem rigorosos nas medidas de segurança, nas áreas de exploração, evitando a entrada de estrangeiros nos locais.

 Alertou que se forem encontrados estrangeiros nas suas zonas de exploração, lhes serão retirados os títulos, recomendado que o recrutamento da mão-de-obra deve privilegiar os jovens das comunidades vizinhas.

Por seu turno, a vice-governadora para o sector Social, Politico e Económico da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, considerou um acto oportuno, uma vez que vai contribuir significativamente na diminuição do índice de desemprego na região.  

Em todo o país foram licenciadas 241 empresas e realizadas 75 concessões a igual número de Sociedades Mineiras.

Leia também
  • 20/07/2019 09:17:35

    Lunda Norte: Comerciantes enaltecem implementação do IVA

    Dundo - Os comerciantes da província da Lunda Norte enalteceram sexta-feira, no Dundo, a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), prevista para o mês de Outubro, pelas vantagens que trará ao empresariado nacional e ao consumidor.

  • 18/07/2019 16:26:38

    EDA aguarda por técnicos para funcionar

    Capenda Camulemba - A Estação de Desenvolvimento Agrário Regional (EDA) no município de Capenda Camulemba, 600 quilómetros da cidade do Dundo, Lunda Norte, não funciona desde a sua inauguração, em 2013, por falta de especialistas em agroquímica.

  • 27/06/2019 16:49:47

    Fazenda Cacanda aumenta produção de ovos

    Dundo - A fazenda do projecto Cacanda vai este ano, aumentar de 15 para 25 mil aves (galinha poedeira) e de 100 para 250 cabeças do gado bovino, visando multiplicar a produção de ovo, carne e frango, soube Angop durante a visita de constatação dos deputados do grupo parlamentar do MPLA ao projecto.