Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Julho de 2019 | 09h17 - Actualizado em 20 Julho de 2019 | 09h05

Lunda Norte: Comerciantes enaltecem implementação do IVA

Dundo - Os comerciantes da província da Lunda Norte enalteceram sexta-feira, no Dundo, a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), prevista para o mês de Outubro, pelas vantagens que trará ao empresariado nacional e ao consumidor.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA)  estabelece uma taxa única de 14 porcento de imposto de importação para todos os bens, ao contrário do praticado actualmente, cuja a taxa varia de 2 a 60 porcento.

Em termos  de  benefícios, os  produtos que  tinham  taxas de  40 porcento passarão a apagar apenas  14, apesar de existirem  produtos na pauta aduaneira com taxas abaixo dos 10 porcento.

Este facto, segundo os agentes económicos vai permitir a redução dos custos operacionais pelo que auguram que haja rigor, transparência e fiscalização para se evitar falhas.

Afirmaram em entrevista à Angop, a margem de um  workshop sobre o IVA, que a medida contribuirá ainda para o alargamento das fontes de arrecadação de receitas para o Estado, permitindo deste modo ao Estado a implementação de vários projectos sociais sem depender exclusivamente de receitas provenientes do petróleo.

O comerciante Nsimba Sebastião, disse  que o maior beneficiário é a população que vai ter acesso aos produtos da cesta básica a baixo custo, uma vez que a importação dos mesmos estará mais acessível.

O operador no ramo de farmácia, Ihangica Dias, espera com expectativa e garante estar preparado para o que considerou novo desafio para todos empresários.

O workshop promovido pela Administração Geral Tributária (AGT) visou esclarecer os grandes contribuintes os objectivos da implementação do IVA e suas vantagens.

Foram abordados temas como Domicílio Fiscal e o Cumprimento das Obrigações Tributárias Locais, Regime de Facturação e Adesão de Angola a Zona de Comério Livre da SADC, entre outros.

Leia também
  • 18/07/2019 16:26:38

    EDA aguarda por técnicos para funcionar

    Capenda Camulemba - A Estação de Desenvolvimento Agrário Regional (EDA) no município de Capenda Camulemba, 600 quilómetros da cidade do Dundo, Lunda Norte, não funciona desde a sua inauguração, em 2013, por falta de especialistas em agroquímica.

  • 27/06/2019 16:49:47

    Fazenda Cacanda aumenta produção de ovos

    Dundo - A fazenda do projecto Cacanda vai este ano, aumentar de 15 para 25 mil aves (galinha poedeira) e de 100 para 250 cabeças do gado bovino, visando multiplicar a produção de ovo, carne e frango, soube Angop durante a visita de constatação dos deputados do grupo parlamentar do MPLA ao projecto.

  • 27/06/2019 02:47:16

    Primeiros ensaios da barragem do Luachimo em 2020

    Dundo - Os primeiros ensaios para o funcionamento da barragem hidroeléctrica do Luachimo, cujas obras de ampliação estão em curso desde Fevereiro de 2016, acontecem no primeiro semestre de 2020.