Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Agosto de 2019 | 16h07 - Actualizado em 13 Agosto de 2019 | 16h06

Saurimo necessita de 90 MW de energia

Saurimo - O sector eléctrico no município de Saurimo, província da Lunda Sul, necessita de pelo menos 90 megawatts, para cobrir os bairros que não estão electrificados e fazer face ao crescimento da actividade económica, anunciou hoje, nesta cidade, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A província apenas dispõe de 16 megawatts que são produzidos pela Barragem Hidroeléctrica do Chicapa, não corresponde para atender a demanda, para uma população estimada em mais de 432 mil e 548 habitantes.

A energia consumida em Saurimo é proveniente das centrais térmicas do Txicumina (5 megawatts) e da Greco (11 megawatts), sendo que a barragem hidroeléctrica do Chicapa 1, com uma capacidade de 16 megawatts, disponibiliza apenas quatro MW para a cidade.

Ao falar à imprensa, no quadro da visita de trabalho de dois dias que efectua a Lunda Sul, o ministro disse que os bairros que estão sem energia eléctrica vão ter que esperar pela conclusão da central térmica do Nhama, com a capacidade de 20 megawatts, prevista para Setembro.

João Baptista Borges explicou que uma outra solução encontrada para electrificar a cidade de Saurimo passa pela instalação de parques fotovoltaicos, com capacidade de 20 megawatts, para a médio prazo atender os bairros periféricos.

Quanto ao projecto de construção da Hidrochicapa 2, está apenas elaborado na vertente da engenharia. “Mas Temos várias solicitações de investidores privados para a construção da mesma, neste momento estamos no processo de discussão das condições para a sua realização”, afirmou.

Acompanhado pelo governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, João Baptista Borges, que termina a sua visita quarta-feira, vistoriou a central térmica do Nhama, Txicumina, barragem hidroeléctrica do Chicapa, central de captação, tratamento e abastecimento de água do Chicapa.

Leia também
  • 13/08/2019 15:19:50

    PROPRIV prevê privatizar maior parte das empresas em 2020

    Luanda - O Programa de Privatizações (PROPRIV) prevê alienar, em 2020, a maioria das 195 empresas em que o Estado é proprietário na totalidade ou tenha participação, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, a secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, Vera Daves de Sousa.

  • 13/08/2019 14:33:43

    BM assegura consultoria de privatizações de empresas

    Luanda - O Executivo contratou o Banco Mundial (BM) como consultor estratégico para o processo de privatização de 195 empresas, no qual 32 estão classificadas como empresas de referência nacional, revelou nesta segunda-feira, em Luanda, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

  • 13/08/2019 12:34:11

    Nova central eléctrica entra em funcionamento em Setembro

    Luena - Uma nova central térmica de 20 megawatts, para fornecer energia à cidade do Luena, província do Moxico, entra em funcionamento a partir de Setembro próximo, anunciou nesta terça-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.