Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Setembro de 2019 | 17h17 - Actualizado em 02 Setembro de 2019 | 18h27

Processo de licitações de blocos petrolíferos começa terça-feira

Luanda - A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) inicia terça-feira, em Luanda, com o programa de licitação de blocos petrolíferos das bacias marítimas das províncias de Benguela e Namibe, para o período 2019/2025.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Plataforma de Petroleo Offsor Girassol

Foto: Angop

O ciclo de licitações vai abranger as bacias do bloco 10, em Benguela e 11, 12, 13, 27, 28, 29, 41, 42 e 43 do Namibe, de acordo com uma nota de imprensa da instituição a que a Angop teve acesso esta segunda-feira.

Com essa iniciativa, a ANPG quer promover o potencial petrolífero dos blocos a licitar, apresentar o novo quadro jurídico-legal que proporciona um ambiente de atractividade, bem como todas as actividades inerentes ao processo de licitação.

Para o roadshow de Luanda, a ter lugar no Centro de Convenções de Talatona, depois de terminado o prazo de inscrição, a 29 de Agosto.

Depois de Luanda, a actividade será em Houston, a 10 de Setembro, ao que se segue Londres, a 17, com o prazo de inscrição a terminar a 6 e a 13 de Setembro, respectivamente.

O roadshow termina a 23 de Setembro, no Dubai, e as inscrições para este evento decorrerão até 19 do mesmo mês.

Além do potencial geológico de cada um dos blocos a licitar, será ainda apresentado todo o enquadramento legal, fiscal e contratual inerente à participação no processo.

As companhias petrolíferas nacionais e internacionais, assim como as entidades investidoras interessadas em participar nos referidos eventos deverão, para isso, registar-se através do e-mail anpgroadshow2019@ihsmarkit.com e aguardar a confirmação do registo pela mesma via.

O presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, disse recentemente, em Luanda, que esta acção constitui um momento importante para Angola e para o seu sector petrolífero.

A última vez que em Angola se realizou um processo de licitações petrolíferas foi em 2011.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África ao sul do Sahara, com 1,5 milhões de barris de petróleo/dia, depois da Nigéria com 1,7 milhões de barris.

Nos últimos anos, viu a sua produção cair, por falta de investimentos nos segmentos da prospecção, pesquisa, desenvolvimento e exploração de novas áreas.

Angola já chegou a produzir 1,8 milhões de barris/dia.

Assuntos Petrolíferas  

Leia também
  • 22/06/2019 23:09:37

    Sonangol avalia situação actual da empresa

    Luanda - O Conselho de Administração da Sonangol avaliou nesta sexta-feira, em Luanda, com os trabalhadores a situação actual da empresa, suas perspectivas, bem como o quadro de pessoal e carreiras da empresa, soube hoje a Angop.

  • 04/06/2019 20:23:31

    IVA isenta empresas do sector petrolífero

    Luanda - O Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA), que entra em vigor a 1 de Julho próximo, isenta as empresas do sector petrolífero ligadas às áreas de pesquisa e desenvolvimento, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, a técnica da Administração Geral Tributária (AGT), Luísa Cursino.

  • 28/05/2019 17:03:50

    Sonangol e Equinor reforçam cooperação

    Luanda - A Sonangol e a Equinor assinaram nesta terça-feira, em Luanda, um memorando de cooperação que visa o fortalecimento da colaboração entre as duas empresas.