Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Julho de 2020 | 13h42 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 13h41

AGT substitui assinatura de documento pelo código QR

Luanda - A emissão da Certidão de Não Devedor (CND) pela Administração Geral Tributária (AGT) está mais célere, com a adopção do código QR (Quick Response), em substituição da assinatura do documento, por um responsável.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O procedimento electrónico em implementação desde 2019 sofreu melhorias, nos últimos tempos, e está a permitir a desburocratização e desmaterialização do processo de emissão da CND, com  a definição de um SLA-Service Level Agreement (media esperada de execução de  um serviço) de até 48h para o contribuinte ver satisfeito o seu pedido.

Em declarações à Angop, nesta quinta-feira, o director do Gabinete de Tecnologias de Informação da AGT,  Leonel Cambango, referiu que a implementação da nova CND  está a dinamizar os processos administrativos, culminando com a eficácia na análise da situação fiscal do contribuinte e disponibilização da certidão com celeridade.

O dispositivo, acrescentou, está associado a  estratégia da transformação digital da AGT, permitindo a solicitação e disponibilização do documento sem que o contribuinte se desloque a uma Repartição Fiscal, acessando apenas ao Portal do Contribuinte.

"A AGT tem disponível, em todas as repartições fiscais, técnicos dedicados ao  atendimento de pedidos das plataformas  digitais, como o Portal do Contribuinte, AGT Mobile e o CAC- Centro de Apoio ao Contribuinte, estando em alargamento a capacidade de atendimento nas solicitações do CND", apontou o  engenheiro informático da AGT.

 Quanto a emissão diária do novo Certificado de Não Devedor, Leonel Cambango disse que os dados  estatísticos sobre a solicitação e emissão deste documento são relativos ao período em que o contribuinte solicita.

Mas no quadro das estratégias  perspectiva-se  ter um serviço de emissão de cerca de  260 CND diariamente, de acordo com o técnico,  que não avançou números em relação ao anterior sistema, que era com base na assinatura do documento por um responsável.

O QR (Quick Response) é um código de barra bidimensional que acopla dados que podem ser convertidos em texto, um endereço electrónico, um número de telefone, que oferece flexibilidade na rápida leitura e validação do documento.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 07/07/2020 22:55:18

    AGT promove leilão de 160 lotes de bens

    Luanda - O lote de 160 lotes de mercadorias diversas, em armazém no Centro Logístico Aduaneiro do Quilómetro 33, em Luanda, vão à leilão, via online, no dia 12 deste mês.

  • 07/07/2020 22:39:16

    IGAPE celebra contratos com intermediários financeiros

    Luanda - O Instituo de Gestão e Activos do Estado (Igape) celebra, em breve, contrato com os intermediários financeiros que vão auxiliar a implementação das estratégias para a concretização da privatização dos quatro activos financeiros do Estado.

  • 06/07/2020 20:02:04

    Africell Global ganha licença de operadora de telecomunicações no país

    Luanda - A Africell Global Holding Ltd venceu o concurso público para a atribuição do 4.º título global unificado para a prestação de serviço público de comunicações electrónicas em Angola, anunciou, nesta segunda-feira, o Governo angolano.