Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Julho de 2020 | 14h06 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 14h05

Cooperativas beneficiam de artefactos de pesca artesanal

Luanda - Mais de 20 cooperativas de pesca beneficiaram, nesta quinta-feira, em Luanda, de artefactos de pesca artesanal, compostos por bóias, anzóis, rolos de fios, malhas de rede, botas, capas de protecção, coletes salva-vidas e recipientes, no âmbito do fomento e apoio a pesca artesanal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A entrega destes artefactos coube a secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa, que considerou a pesca artesanal um instrumento fundamental para a luta contra a pobreza e o combate a fome.

Segundo a fonte, o acto de entrega destes artefactos de pesca faz parte da primeira fase de entrega, sendo que na etapa seguinte as cooperativas seleccionadas vão beneficiar de embarcações de madeira e os respectivos motores.

Esperança Costa referiu ainda que o acto visou municiar os pescadores de materiais para o desenvolvimento das suas actividades, com objectivo de maior produtividade e consequentemente a disponibilização de mais pescado a mesa do cidadão.

Beneficiaram do material as cooperativas pesqueiras do distrito urbano da Ingombota e município de Cacuaco.

Por sua vez, o director geral do Instituto de Pesca Artesanal, Nkosi Luyeye, pediu aos beneficiários maior cuidados com o material, bem como a filiação dos pescadores individuais nas cooperativas, para que possam beneficiar da ajuda do governo.

Durante a sua actividade, a secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa, fez também a entrega de kits de testagem rápida de iodo no sal.

No total, a nível da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e administração municipal de Cacuaco, foram distribuídas 250 testes rápidos de iodo no sal, no âmbito do Programa Nacional de iodização do Sal.

A secretária de Estado para as Pescas visitou ainda o Centro Regional de Fiscalização das Pescas de Luanda, tendo constatado o seu funcionamento no combate à pesca ilegal a nível daquele município.

Questionada sobre a situação do navio pesqueiro de grande porte, de fabrico russo, apreendido no dia 02 de Julho do ano em curso, na baía do Lobito (Benguela) com 1250 toneladas de peixe diversos, a secretária de Estado referiu que a nível do sector das pescas a situação está concluída e que os órgãos a fins estão a cuidar do caso.

Assuntos Economia   Pesca  

Leia também
  • 09/07/2020 13:44:02

    Camponeses do Dala recebem material agrícola

    Dala - Camponeses dos bairros Sailinga, Cahombo, Konga-Kachinga (município do Dala), província da Lunda Sul, receberam hoje, quinta-feira, material agrícola, constituídos por enxadas, catanas, machados, limas, entre outros meios, oferta da administração local.

  • 08/07/2020 18:49:03

    IGT regista 133 infracções no I semestre

    Saurimo - Cento e 33 infracções laborais foram registadas no primeiro semestre do ano em curso, na província da Lunda sul, pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT), menos 195 casos em relação ao igual período anterior.

  • 08/07/2020 18:33:20

    Vera Daves encoraja parcerias multilaterais

    Luanda - A ministra das Finanças, Vera Daves, considerou "frutífera" a parceria estabelecida entre Angola e as instituições multilaterais e bilaterais, no quadro das reformas em curso no país, para a captação de investimento privado.