Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

28 Julho de 2020 | 20h34 - Actualizado em 28 Julho de 2020 | 21h19

Mais quatro bancos aderem ao PAC

Luanda- O Ministério da Economia e Planeamento, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Fundo de Garantia de Crédito assinam, na quinta- feira, um memorando de entendimento com mais quatro bancos para operacionalização do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Banco SOL adere ao pac

Foto: Gaspar dos Santos

Trata-se do Banco Sol, Banco Caixa Geral Angola, Banco Prestígio e Banco de Crédito de Sul, que poderão reforçar a carteira do crédito deste programa com mais 24 mil milhões, 767 milhões e 500 mil kwanzas.

O valor acima referido poderá elevar-se com a adesão de outros bancos, que têm manifestado interesse em juntar-se à este instrumento de financiamento do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, PRODESI, que já conta com 198 mil milhões de Kwanzas de nove bancos comerciais, nomeadamente: BPC, BIC, SKA, BAI, BNI, BCH, BMA, BCI e BFA.

Com a adesão destes quatro novos bancos, o PAC tem disponíveis AKZ 222,7 mil milhões, para financiar projectos no inseridos no âmbito do PRODESI.

A par do memorando com os bancos, o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) vai assinar contratos com oito sociedades de micro-crédito, que vão operacionalizar a terceira linha de crédito das medidas de alívio dos efeitos económicos e financeiros negativos, avaliada em 4 mil milhões kwanzas.

A referida linha visa dinamizar a actividade de micro-negócios nos segmentos de processamento alimentar, logística e distribuição de produtos agro-limentares e de pesca, reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção cultural e artística, desenvolvimento de softwares e outros produtos e serviços que constituem a cadeia de agronegócio.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 29/07/2020 22:01:01

    Nota de Akz 200 entra em circulação quinta-feira

    Luanda - As novas notas de AKz 200, da série 2020 do Kwanza, entram em circulação nesta quinta-feira (30).

  • 29/07/2020 00:10:46

    Fluxo de entrada de moeda regista queda de 50%

    Luanda - O fluxo de entrada de moeda estrangeira no país registou uma queda de 50% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, afirmou, na terça-feira, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

  • 28/07/2020 18:52:05

    BNA cria Taxa de Custódia do excesso de liquidez

    Luanda - O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, nesta terça-feira, introduzir a Taxa de Custódia sobre o Excesso de Liquidez dos bancos comerciais.