Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Setembro de 2020 | 15h52 - Actualizado em 12 Setembro de 2020 | 15h51

NovagroLider produz mais de 58 mil toneladas de frutas

Caxito - A Fazenda NovagroLider, na província do Bengo, tem uma produção anual de cerca de 58 mil e 400 toneladas de frutas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A fazenda tem 700 hectares (todos em produção), dos quais 600 estão direccionados para a fruticultura e a o restante para cultura de horticulas.

Sem apontar metas, o Presidente do Conselho de Administração da Fazenda, João Macedo, informou que apesar das dificuldades, a fazenda, que já investiu cerca de 100 milhões de dólares,  aumenta a produção todos os anos, sendo que novas áreas de cultivo estão a ser abertas.

Detalhou que anualmente são produzidas 50 mil toneladas de banana, mil de manga, 700 de pitaya, mil e 200 de melão, mil e 500 de melancia, igual número de abacaxis e duas mil e 500 toneladas de papaia.

Numa área de 100 hectares, a empresa produz 50 toneladas de quiabo e 200 de beringela.

A fazenda exporta por semana entre 250/300 toneladas de banana, 20/25 de papaya e 20/30 toneladas de manga, entre outros, para Portugal, Espanha, França e África do Sul.

O responsável informou que a partir de Outubro começa a exportar melão, melancia e abóbora para Portugal.

Ainda este ano, avançou, a Novagrolider iniciou na área do Kixikela, na cidade de Caxito (junto a estrada nacional 100) numa área de 20 hectares, o cultivo de ananás, onde espera colher, dentro de nove meses, duas mil toneladas.

Para além deste projecto, referiu, a fazenda está a desenvolver outras culturas nas áreas do Bom Jesus, Kibala (8 mil hectares) e no Porto Amboim (10 mil hectares).

Na forja está a implementação de um projecto, durante os próximos cinco anos, ligado a agro-pecuária e a abertura de novas áreas agrícola, avaliado em cerca de 30 milhões de dólares, a ser implementado nas províncias do Bengo, Luanda e Cuanza Sul.

João Macedo deu ainda a conhecer que, para além da actividade agrícola, a fazenda recebe anualmente 100 estudantes provenientes da Faculdade de Agronomia e do Instituto Médio Agrário do Sumbe, para realizarem estágios.

Os estudantes recebem formação teórica e pratica nas áreas de embalagem, expedição de produtos, agropecuária, administrativa, produtiva, de indústria agrícola,  entre outras.

A fazenda emprega mil e 150 trabalhadores. Apesar das dificuldades actuais impostas pela covid-19, recentemente foram criados mais de 400 postos de trabalho de trabalho.

A Fazenda NovagroLider é uma empresa de direito angolano que actua nos sectores Agropecuário e Agroindustrial.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 11/09/2020 19:25:07

    Indústria potencia exportações

    Caxito - O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, disse que o sector vai potenciar a exportação de produtos industriais, por ser uma das formas para alterar a estrutura económica do país, e uma fonte de entrada de divisas.

  • 11/09/2020 17:15:51

    Bengo recebe 30 toneladas de peixe carapau

    Caxito - A província do Bengo recebeu 30 toneladas de peixe carapau, no âmbito do plano de distribuição do pescado confiscado pelo Estado em Benguela, informou hoje o director da Agricultura e Pescas, Faustino Ngonga.

  • 10/09/2020 18:59:46

    Fazenda Filomena projecta aumento da produção de ovos

    Caxito - A produção de ovos na Fazenda Filomena, província do Bengo, poderá passar de 800 mil ovos/dia, para um milhão de ovos/dia, com a entrada em funcionamento de duas novas naves com capacidade para 85 mil aves, no final do próximo ano.