Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Setembro de 2020 | 17h09 - Actualizado em 18 Setembro de 2020 | 17h07

Moxico: Aumenta dívida de clientes da ENDE

Luena - A dívida acumulada do consumo de energia dos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província do Moxico, subiu de 400 para 700 milhões de Kwanzas, durante o terceiro trimestre do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Director Provincial da ENDE, Manuel Nascimento

Foto: kinda kyungu

Os consumidores da rede de baixa tensão e as instituições públicas são os principais devedores.

A dívida aumentou sobretudo por altura da vivência do Estado de Emergência e da Situação de Calamidade, face à covid-19 que o país vive, em que os clientes alegam má interpretação do decreto presidencial para justificar o não pagamento do consumo.

O director local da ENDE, Manuel Nascimento, disse que o sector tem vindo a efectuar  cortes de energia e sensibiliza os usuários para fazerem o pagamento e repor a legalidade.

Fez saber que, neste momento, a ENDE está a prosseguir com o programa de instalação de contadores pré-pago, para permitir amealhar algum capital financeiro para os seus cofres.

Apelou os clientes devedores a efectuarem o pagamento da dívida para possibilitar o bom funcionamento da empresa, visto que sua produtividade depende dos valores arrecadados.

Actualmente, a ENDE no Moxico controla mais de 18 mil clientes, distribuídos nos municípios do Camanongue, Luau e Moxico (sede), dos quais cerca de quatro mil no sistema pré-pago.

Na quinta-feira (dia 17), 800 famílias dos bairros KM5 e da Baúca, respectivamente, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, beneficiam de energia eléctrica, com a inauguração de dois postos de transformação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

O director da ENDE do Moxico disse que a acção será contínua, no sentido de estender a rede de energia eléctrica a toda população da região.

Leia também
  • 18/09/2020 15:47:33

    País espera poupar USD 6 mil milhões em negociação da dívida

    Luanda - Angola espera poupar seis mil milhões de dólares, até Junho de 2023, em negociações da dívida pública com credores dentro e fora do G20, revelou hoje a ministra das Finanças, Vera Daves.

  • 18/09/2020 15:21:52

    Minagrip em consulta pública para componente ambiental do Mosap II

    Luanda - O Ministério da Agricultura e Pescas está a realizar uma consulta pública para a recolha de sugestões e contribuições, com vista a melhorar os documentos de salvaguardas ambientais e sociais do projecto de apoio a agricultura familiar Mosap II.

  • 18/09/2020 12:58:02

    Zaire realiza feira agro-pecuária

    Soyo - Uma feira de produtos agrícola, pecuária e pesca está patente desde hoje na cidade do Soyo, província do Zaire, no âmbito das comemorações do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro), assinalado esta quinta-feira, no país.