Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Setembro de 2020 | 17h26 - Actualizado em 18 Setembro de 2020 | 17h32

PAPE distribui micro-crédito a 57 jovens na província do Uíge

Uíge - O Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) distribuiu micro-crédito a 57 jovens dos municípios do Negaje, Uíge e Songo, da província do Uíge, um montante que varia de mil até cinco mil dólares, equivalentes em kwanza.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Em nota, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) refere que o acto foi formalizado pela titular da pasta, Teresa Rodrigues Dias, e testemunhado pelo governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova.

Citada na nota, a ministra sublinhou que o PAPE, lançado quinta-feira, na província do Uíge, vai criar 83.500 postos de trabalho directos e 243 mil de forma indirecta, em todo o país.

Teresa Rodrigues Dias pediu aos jovens beneficiários para realizarem os seus investimentos com muita sabedoria, para que consigam ser auto-sustentáveis.

Assegurou que o plano vai ser estendido para todo o país, mas é preciso que todos cumpram com as obrigações e direitos, que começa pelo pagamento dos impostos e contribuições nos prazos estabelecidos.

A ministra Teresa Rodrigues Dias, na província do Uíge, fez ainda o lançamento para a construção e reestruturação de um centro de formação denominado Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola, que vai atender também para outras regiões do país.

Um centro que será também suportado com energia solar, numa área de 16 hectares, avaliado em 22 milhões de dólares, com a previsão de construção em 15 meses.

O projecto é destinado a jovens que vão ficar em regime de internamento, onde vão estudar e obter outras habilidades profissionais.

Durante a sua estadia no Uíge, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, formalizou projectos de promoção da empregabilidade, onde alguns empreendedores beneficiaram de micro-crédito, bem como o apetrechamento de cybers cafés, salão de beleza e oficina de carpintaria.

Foi também feito um memorando de entendimento com a Associação Jovens Voluntários na Especialidade de Engenharia Informática do Uíge (AJVEEIU) que vão formar formadores dos centros do MAPTSS e fazer um serviço para favorecer o plano da empregabilidade.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 18/09/2020 14:54:56

    "Cidadela Jovens de Sucesso" em construção no Uíge

    Uíge - Uma escola regional de formação rural e de ofícios, denominada "Cidadela de Jovens do Sucesso", iniciou a ser construída esta quinta-feira, no município de Cangola, no Uíge, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE).

  • 02/09/2020 13:40:30

    Água Cesse reduz produção para 27 mil garrafas/dia

    Uíge - A fábrica de Água Cesse, localizada no município de Negage, província do Uíge, reduziu a produção de água de 32 mil para 27 mil garrafas/dia, nos últimos seis meses, devido a escassez de matéria prima resultante da pandemia da covid-19.

  • 27/08/2020 18:00:30

    PIIM oferece emprego em Sanza Pombo

    Uíge - Pelo menos sessenta e nove jovens do Sanza Ponbo, província do Uíge, ganharam, em Junho, o primeiro emprego, ao participarem na construção das duas escolas na região, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).