Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Outubro de 2020 | 19h30 - Actualizado em 06 Outubro de 2020 | 19h29

Aumenta produção de mel no Bié

Cuito - Cento e três mil e cinquenta litros de mel foram produzidos, de Janeiro a presente data, pelos apicultores na província do Bié, mais 33 mil litros em relação a igual período de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A província do Bié controla 17 associações de apicultores, com 25 mil 133 associados. Tem 67 mil e 30 colmeias, das quais 120 do tipo Langstroth (modernas), com capacidade de produzir 15 litros de mel em cada seis meses, adquiridas pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Os meios modernos foram entregues aos apicultores nos municípios do Chitembo, Camacupa, Cuemba e Andulo (Bié), bem como material de segurança como luvas, botas, fatos, entre outros, no quadro do programa de relançamento da produção, promoção e exportação do mel.

Em declarações hoje, terça-feira, à Angop, a responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Elvira Tatiana da Conceição Soares, frisou que programa aposta também na capacitação dos apicultores sobre a instalação correcta das colmeias, seu povoamento e alimentação, captura de enxames, colheita, processamento e conservação do mel.

Constitui ainda desafio da instituição, disse, a reestruturação dos Apiários (conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para a colheita de mel ou a polinização de culturas agrícolas), com vista aumentar a produção do mel nos próximos tempos.

O preço da comercialização do mel vária em função da circunscrição. Por exemplo, no município do Chitembo um litro de mel custa mil 500 kwanzas, Cuemba dois mil e em alguns locais do Cuito, entre dois mil e a dois mil e 500 Kwanzas.

Em Angola as províncias de maior produção de mel são: Bié, Lundas Norte e Sul, Malanje, Moxico, Cuando Cubango, Huambo e Huíla.

Leia também
  • 06/10/2020 12:04:47

    Huíla regista aumento de 37 mil toneladas na colheita de cereais

    Lubango - Duzentas e 46 mil e 926 toneladas de cereais, entre milho, massango e massambala, foram colhidas nas três fases da campanha agrícola terminada em Setembro último na província da Huíla, o que significa um aumento de 37 mil toneladas, comparado com a safra passada.

  • 05/10/2020 13:08:28

    Cerâmica da Chipeta prevê aumentar produção

    Catabola - A Cerâmica Prémio da Paz, vulgo cerâmica da Chipeta, situada a 25 quilómetros a Leste do Cuito (Bié), afecta à Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), propõe-se a produzir, a partir do segundo trimestre de 2021, 32 mil tijolos/dia, contra cinco mil/dia actuais.

  • 05/10/2020 10:52:28

    Ex-militares recebem meios para fomento agrícola em Capolowela

    Matala - Duas motobombas e sementes diversas foram entregues esta segunda-feira à Associação de Camponeses de ex-Militares, para fomentar a produção de verduras na povoação de Capolowela, na comuna do Micose, município da Matala, província da Huíla.