Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Outubro de 2020 | 10h04 - Actualizado em 26 Outubro de 2020 | 14h03

Feira do Campo do Dande gera negócios de Akz 6 milhões

Caxito - A primeira feira do campo do município do Dande, na província do Bengo, decorrida na sexta-feira e no sábado, teve um volume de negócios de seis milhões de kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com 35 expositores das cinco comunas do município do Dande (Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Úcua e Kicabo), a feira juntou, no mercado do Panguila, cooperativas, associações agrícolas e pesqueiras, operadores, agentes e empreendedores do ramo agrícola.

Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Dande, Cândido Cadifete, considerou positivo o volume de negócios realizado durante os dois dias da feira e um incentivo para os produtores do município que vêm valorizado o seu trabalho.

O administrador refere que esta primeira edição é o "trampolim" de várias outras que vão acontecer no município do Dande, para minimizar a problemática da falta de escoamento dos produtos agrícolas.

Sublinhou que os operadores e agentes comerciais do ramo agrícola financiados pelo Estado encontraram na feira a facilidade de negociar e encontrar produtos com qualidade para melhor e maior rentabilizar, garantindo, assim, uma alimentação saudável, elevando a qualidade de vida das populações.

Promovida pela Administração Municipal do Dande, com apoio do Governo Provincial do Bengo, a Feiragro Dande 2020 decorreu sob o lema “Produzir para diversificar" e teve exposta produção agrícola (banana, mandioca, feijão, milho, batata, tomate, cebola, frutas) e pescado vindo do mar, dos rios e lagoas, com destaque para o cacusso e o bagre.

O certame ajudou a divulgar o potencial agrícola do município do Dande, bem como a capacidade e a disponibilidade de produtos das comunas para o sector retalhista na província.

No Bengo, está prevista, ainda este ano, a realização de feiras do campo nos municípios do Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo, bem como uma a nível provincial.


 

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 24/10/2020 13:16:34

    Operadores comerciais recebem Akz 127 milhões do BDA

    Caxito - Três operadores comerciais de distribuição de produtos, na província do Bengo, receberam do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) 127 milhões de Kwanzas para a compra da produção nacional, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

  • 21/10/2020 16:26:56

    Fórum recomenda políticas agrícolas apropriadas as zonas rurais

    Caxito - O vigésimo segundo Fórum Provincial da Mulher Rural do Bengo recomendou hoje, em Caxito, a elaboração contínua de políticas agrícolas, ambientais e sociais apropriadas a uma agricultura familiar sustentável nas comunidades.

  • 21/10/2020 15:06:04

    Mercado do Panguila acolhe 1ª feira do campo do Dande

    Caxito - O mercado do Panguila, na província do Bengo, acolhe nesta sexta-feira e sábado a primeira Feira do Campo denominada "Feiragro Dande 2020", com previsão de 50 expositores.