Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Outubro de 2020 | 20h47 - Actualizado em 23 Outubro de 2020 | 20h47

Ministros zambianos avaliam Corredor do Lobito

Lobito - Os ministros zambianos dos Transportes e da Habitação e Desenvolvimento de Infra-estruturas, Lole Kafwaya e Vicente Mwala, avaliaram, nesta sexta-feira, o grau de operacionalidade do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e do Porto do Lobito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante as visitas, os dois governantes receberam informações sobre o funcionamento das instituições, que fazem parte do Corredor do Lobito, com destaque os dados relativos aos volumes de mercadorias movimentadas mos últimos meses.

O Corredor do Lobito começa no Porto do Lobito, atravessa o território angolano em direcção ao Leste e cruza as regiões mineiras da República Democrática do Congo, na província de Katanga, e a chamada cintura do cobre na Zâmbia.

O Corredor favorece os negócios das grandes e das pequenas empresas. A ligação ferroviária permite, por exemplo, o transporte rápido do enxofre do Porto de Lobito para a República Democrática do Congo. E há potencial para servir outros mercados do sul do continente africano.

O Porto e o CFB estão intrinsecamente ligados na transportação de mercadorias por via do caminho-de-ferro e do mar, para países europeus e asiáticos, com destaque nos últimos tempos para a China.

No final da visita, o ministro zambiano dos Transportes, Lole Kafwaya, manifestou-se impressionado e assegurou o relançamento das relações comerciais e culturais já existentes entre os dois povos, que acredita, trazerem desenvolvimento para a região.

Para Lole Kafwaya, a visita ao Lobito foi uma mais-valia, na medida em que sai de Angola com a percepção das potencialidades do Corredor do Lobito.

Leia também
  • 23/10/2020 20:56:58

    Ministro zambiano da Habitação visita obras na EN100

    Lobito - O ministro zambiano da Habitação e Desenvolvimento de Infra-estruturas, Vicente Mwala, manteve, nesta sexta-feira, contacto com o projecto de reabilitação da estrada nacional (EN100).

  • 21/10/2020 12:02:49

    Benguela aposta na produção de ovos

    Catumbela - A nova política de investimentos no sector produtivo em Angola já começa a ter impacto junto dos avicultores da província de Benguela, que se dizem melhor preparados para contornar a crise económica e produzir ovos em larga escala.

  • 19/10/2020 18:51:13

    Geólogo defende divulgação do potencial granítico do Cubal para atrair investidores

    Benguela - O município do Cubal possui um afloramento granítico muito rico e vasto, com destaque para o granito de grão fino e granito de grão grosso, que podem ser aproveitados para o fabrico de mosaico, assim como pedras para calçadas de cidades e vilas, disse hoje, segunda-feira, o geólogo Silvano Levy.