Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Outubro de 2020 | 13h16 - Actualizado em 24 Outubro de 2020 | 13h16

Operadores comerciais recebem Akz 127 milhões do BDA

Caxito - Três operadores comerciais de distribuição de produtos, na província do Bengo, receberam do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) 127 milhões de Kwanzas para a compra da produção nacional, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada, sexta-feira, pelo governador interino do Bengo, Agostinho da Silva, na Feira do Campo do município do Dande "Feiragro Dande 2020".

De acordo com o governante, no âmbito do Prodesi a província do Bengo tem 11 operadores comerciais de distribuição, sendo que três já receberam crédito do BDA e 18 cooperativas alinhadas no apoio ao crédito para a produção nacional, que aguardam financiamento.

Por sua vez, o secretário de Estado para o comércio, Amadeu Leitão Nunes, augurou que a feira do Dande se constitua numa importante plataforma de interacção e parceria profícua entre a agricultura familiar, associativismo, cooperativismo e os empresários a nível local e nacional.

Lembrou que a Agro-Dande, na província do Bengo, é a oitava feira do campo que constituem a materialização do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural cuja realização em todo o país visa garantir a troca de contactos entre produtores, operadores logísticos, comerciantes e consumidores, para acabar com o problema de deterioração dos produtos do campo por dificuldades de escoamento.

No município do Dande estão controladas 46 associações de camponeses, 51 cooperativas agrícolas, 217 fazendas agrícolas, 62 fazendas pecuárias e nove cooperativas de pesca.

O sector empresarial agrícola conta com as empresas Novagrolider e a Turiagro.

As principais culturas produzidas no município do Dande são a mandioca, banana, milho, batata-doce, inhame, feijão, jinguba, citrinos e hortícolas.

Feiragro Dande 2020

Promovida pela Administração Municipal do Dande, com apoio do Governo Provincial do Bengo, a Feiragro Dande 2020 decorrerá até sábado sob o lema “Produzir para diversificar” e deverá ser uma bolsa de negócios agrícola no município.

A exposição conta com a participação de 35 expositores dos 50 previstos, entre cooperativas, associações agrícolas e pesqueiras, operadores, agentes e empreendedores no ramo agrícola das suas cinco comunas (Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Úcua e Kicabo).

A Feira do Campo do Dande conta com produção agrícola (banana, mandioca, feijão, milho, batata, tomate, cebola, frutas) e pescado vindo do mar, dos rios e lagoas, com destaque para o cacusso e o bagre.

O certame ajudará a divulgar o potencial agrícola do município do Dande, bem como a capacidade e disponibilidade de produtos das comunas para o sector retalhista na província.

No Bengo está prevista, ainda este ano, a realização de feiras do campo nos municípios do Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo e uma a nível provincial.

O administrador municipal do Dande, Cândido Cadifete, apelou aos investidores do ramo a direccionarem os seus programas de investimentos ao município, que tem grandes potencialidades agrícolas, pois encontrarão todo o apoio institucional.

Aos produtores, o administrador do Dande augurou que continuem com a política de empregabilidade, aumentando dessa forma os seus rendimentos.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 21/10/2020 16:26:56

    Fórum recomenda políticas agrícolas apropriadas as zonas rurais

    Caxito - O vigésimo segundo Fórum Provincial da Mulher Rural do Bengo recomendou hoje, em Caxito, a elaboração contínua de políticas agrícolas, ambientais e sociais apropriadas a uma agricultura familiar sustentável nas comunidades.

  • 21/10/2020 15:06:04

    Mercado do Panguila acolhe 1ª feira do campo do Dande

    Caxito - O mercado do Panguila, na província do Bengo, acolhe nesta sexta-feira e sábado a primeira Feira do Campo denominada "Feiragro Dande 2020", com previsão de 50 expositores.

  • 01/10/2020 17:20:04

    Fazenda no Bengo começa colher primeiros frutos em 2021

    Caxito -Mil pés de abacaxi, 70 de tangerina, 80 de limão, 680 de maracujá, 450 de laranja, 250 de banana e 1.500 de café estão plantados desde 2018 numa área de 17 hectares, na Fazenda Rio Dão, no município do Pango Aluquém, província do Bengo, cujos primeiros frutos se prevê colher em 2021.