Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

31 Outubro de 2020 | 05h01 - Actualizado em 30 Outubro de 2020 | 23h22

BNA recolhe informações sobre impacto da Covid-19

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) está a recolher, com base num inquérito, informações sobre o impacto da Covid-19 nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com esta iniciativa, à semelhança de outros inquéritos já efectuados, o BNA quer  obter informações  sobre a actividade produtiva e comercial das empresas por forma a auxiliar a sua acção e a tomada de decisões.

Segundo uma nota do Departamento de Comunicação a que a Angop teve acesso, as pequenas e médias empresas, em Angola, são agrupadas nos diferentes sectores de actividade económica, designadamente agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, indústria transformadora, construção, transporte e armazenagem, comércio, educação, alojamento e restauração, comunicação, informação, entre outros.

Desta feita, para o Banco Central, urge a necessidade do estabelecimento de mecanismos de monitoramento do sistema financeiro e da actividade económica destas, visando antever e tratar situações adversas com serenidade e tempestividade no actual contexto.

O inquérito reportado via online  é de frequência mensal e vai até ao  15.º dia do mês seguinte e baseia-se num questionário de "resposta rápida", sobre o volume de negócios, o número de trabalhadores, a utilização de instrumentos de apoio criados pelo Governo, as disponibilidades de liquidez e o recurso ao crédito.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 31/10/2020 12:40:38

    Belgas confiantes na retoma da economia

    Luanda - A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a Câmara de Comércio Bélgica-África (CBL-ACP) abordaram, sexta-feira, o clima dos negócios em Angola e dos passos em curso para a retoma da economia, apesar do actual contexto.

  • 31/10/2020 07:12:55

    Refinaria de Cabinda custa USD 920 milhões

    Luanda - O projecto de construção da Refinaria de Cabinda custa 920 milhões de dólares norte-americanos, num investimento conjunto entre a Sonangol e a empresa Gemcorp.

  • 30/10/2020 21:37:44

    CNEF promove inquéritos de inclusão financeira

    Luanda - O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF) promoveu, em um ano, um inquérito sobre o panorama de inclusão e exclusão financeiras nos mercados informais de Luanda.