Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Outubro de 2020 | 11h54 - Actualizado em 29 Outubro de 2020 | 11h53

Huíla: Agricultura identifica campos agrícolas subaproveitados

Chibia - O gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas da Huíla começou este mês a identificar terras agricultáveis subaproveitadas, a fim de as repassar a investidores capazes de tirar melhor proveito, sobretudo nos três perímetros irrigados da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Perímetro irrigado da Matala

Foto: Morais Silva

A província da Huíla conta com os perímetros irrigados da Matala, com 11 mil hectares, das Gangelas (Chibia), com mil e 200, e Humpata, com mil e 450 hectares agricultáveis, mas estima-se que somente 48 por cento das terras são aproveitados por cooperativas.

Falando à Angop, durante o Dia de Campo do grupo Jardins d Yoba, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Arão Chissonde, declarou que há terras disponíveis nos perímetros irrigados das Gangelas (Chibia), da Humpata e da Matala, pelo que há um processo de cadastramento das mesmas para que possam ser direccionadas a empresários capazes de fazerem-nas gerar riqueza.

“Estamos a preparar dossiers para que esses espaços não usados sejam atribuídos a título de convénios ou contratos para que haja exploração de facto”, disse.

O Dia de Campo do grupo Jardins d Yoba ficou marcado com a exposição de insumos agrícolas e serviços auxiliares, produtos agrícolas, de expositores da região centro sul do país, com destaque para a apresentação de sementes melhoradas de milho e batata-rena da  empresa promotora.  

A empresa Jardins d Yoba assume a exclusividade da produção de sementes melhoradas de milho e batata rena, com atenção no aumento da produção nacional.

Existente há mais de sete anos, a empresa é constituída por cinco unidades de produção agrícola, dois centros de processamento e armazenamento e uma unidade agro-industrial para processamento de mel e doce.

Leia também
  • 28/10/2020 21:34:57

    Huíla recebe cem toneladas de sementes de milho para campanha

    Chibia - Pelo menos cem toneladas de semente de milho estão disponíveis para primeira fase da Campanha Agrícola 2020/2021, que estão a ser distribuídas em mais de 200 mil famílias, pelo gabinete provincial da Agricultura e organizações sem fins lucrativos, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

  • 27/10/2020 08:32:00

    REMPE cadastra mais de quatro mil empresas

    Lubango - Pelo menos quatro mil e 429 empresas, de três mil e 200 previstas, com destaque para as do ramo do comércio e prestação de serviço foram cadastradas na província, no âmbito do Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE) na Huíla, iniciado a 14 de Setembro último.

  • 24/10/2020 12:09:13

    Cuanza Sul reforça quadro de técnicos em gestão agrícola familiar

    Gabela - A província do Cuanza Sul vê reforçado o seu quadro de técnicos em gestão agrícola familiar, com pelo menos mais 40 especialistas formados pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura e Comercialização (SAMAP).