Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

10 Fevereiro de 2018 | 15h15 - Actualizado em 10 Fevereiro de 2018 | 15h15

Sucesso de novos alunos depende de acompanhamento - Psico-pedagogo

Luena - O sucesso dos novos alunos que ingressaram pela primeira vez no ensino primário, cerca de 39 mil e 686 petizes, depende do ambiente e acompanhamento que os pais e encarregados de educação devem dar aos filhos, admitiu hoje, no Luena, o psico-pedagogo, Jaime Dala.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Sucesso de novos alunos depende de acompanhamento ? Psico-pedagogo

Foto: Angop

Moxico: Psico-Pedagogo, Jaime Dala

Foto: David Dias

Abordado pela Angop sobre o ingresso de novos estudantes no ensino de base, que registou um aumento de mais quatro mil em relação ao ano lectivo'2017, o especialista lembrou que, no início, a criança encara a escola como um lugar estranho e meio ambiente incomum.  

Razão porque a presença dos encarregados, sobretudo os que detentor de crianças que não frequentar o pré-escolar, é essencial, para servir de alento, atracção e permanência na escola.   

Ao sair do ambiente familiar, esclarece, a criança na idade pré-escolar vai encarar a escola como um lugar estranho, sem saber da necessidade de estar lá, daí que, segundo pedagogo, os pais devem exercer um papel motivador para que elas não se perturbem.

Disse ser ainda necessário, durante o período de acomodação, os pais assistir a maneira como os filhos vão adaptar-se ao novo ambiente, através de observações não-participativa.

O psico-pedagogo apelou ainda os professores que trabalham com crianças desta faixa etária a apresentarem um perfil munido de meios e técnicas pedagógicas, que vão permitir atrair e socializar a criança em pouco tempo. 

A professora Madalena Cuvingua, no ensino primário há 8 anos, argumentou que trabalhar com crianças desta franja é “bastante difícil”, passando, primeiro, por conquistar a confiança da criança, algo que considera desafiante.

A docente adiantou que o processo torna ainda mais difícil quando os pais não colaboram para este fim, onde muitos limitam-se a “abandonar” os filhos na escola.

Por sua vez, o também professor do ensino primário, Felga Santos Fernando, ressaltou que no primeiro ano de escolaridade o escopo passa por se trabalhar no processo de socialização das crianças.

O  encarregado de educação Januário Eduardo, frisou que é contagiante quando um filho começa a dar os “primeiros passos” escolar, porém, aconselha a necessidade de se traçar um plano específico, para rápida socialização dos meninos.

Dos mais de 305 mil estudantes matriculados para o presente ano lectivo, cerca de oitenta mil e 624 estudantes são do ensino primário, 39 mil das quais, estudam pela primeira vez. Cinco mil e 544 professores vão assegurar as aulas em 330 escolas.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 03/11/2018 15:29:15

    Cooperação francesa realiza tournê "Eferveciências" em Angola

    Luanda - Uma tournê de conferências-espectáculos académica realiza-se de 6 a 9 de Novembro, em quatro províncias do País, no âmbito do inovador projecto "Eferveciências" (Effervesciences), a ser ministrada pelo pesquisador francês Richard Eastes, numa iniciativa da cooperação francesa em Angola, soube hoje (sábado) a Angop.