Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Maio de 2018 | 12h35 - Actualizado em 11 Maio de 2018 | 12h23

Universitários aconselhados a encarar com optimismo os desafios do país

Malanje - O director do Instituto Superior Politécnico Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, Amadeu Barros, aconselhou hoje, sexta-feira, os estudantes universitários a contribuírem, com o seu saber, no desenvolvimento da província e a encararem com bastante optimismo e responsabilidade os desafios do futuro do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O académico, que falava numa palestra sobre "A juventude e os desafios do ensino superior em Angola, no quadro do XV encontro Nacional das Escolas Católicas de Angola", explicou que o Executivo Angolano deve dialogar e clarificar com a juventude universitária sobre às políticas públicas em vigor no país, com vista a receber contribuições.

Desta forma, disse que as universidades têm uma grande responsabilidade social pela frente, razão pela qual os seus cursos devem estar ligados a realidade da comunidade urbana, rural e do mercado.

Por outro lado, o prelector fez saber que os principais desafios do ensino superior em Angola estão virados na avaliação dos estudantes e na gestão da qualidade das instituições.

Exortou os responsáveis das escolas católicas, no sentido de criarem nas suas instituições, salas de consulta de psicologia educacional, com vista a ajudar os estudantes que necessitam de aconselhamento.

Participam no encontro com duração de 5 dias mais de 50 delegados, entre arcebispos, bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), padres, directores e professores de escolas católicas das 18 províncias do país.

Durante cinco dias, os participantes vão abordar temas como "Os efeitos da globalização no ensino", "Situação da educação-qualidade do ensino em Malanje/Angola", "Contribuições das missões católicas para o humanismo solidário" e "A juventude e os desafios do ensino superior em Angola". 

A Igreja Católica controla no país cerca de 400 escolas do I e II ciclo do ensino secundário, bem como uma universidade.

Leia também
  • 12/11/2018 18:08:34

    Sector da Educação é incompatível com inércia- diz governador

    Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, considerou hoje, segunda-feira, o sector da Educação como ramo de extrema sensibilidade e incompatível com inércia.

  • 12/11/2018 10:09:18

    Professores aconselhados a serem rigorosos durante provas finais

    Cuito - O directo da educação no município do Cuito, província do Bié, Ângelo Chissule pediu hoje, segunda-feira, aos professores a maior rigor e responsabilidade no acompanhamento das provas, correcção e lançamento das pautas finas ao nível das escolas.

  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).