Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Junho de 2018 | 07h16 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 05h44

Uige: Kimpa Vita e ISCED celebram acordo para intercâmbio científico

Uíge - A Universidade Kimpa Vita e o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) celebraram terça-feira, nesta cidade, um acordo de cooperação estratégica para intercâmbio científico entre as duas instituições de ensino superior na província do Uíge.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na ocasião, o reitor da Universidade Kimpa Vita, João Francisco da Silva, disse que a instituição que dirige vai tirar proveito que privilegia estrategicamente esta cooperação.

Reconheceu que o ISCED é pioneiro da história recente do ensino superior a nível da província, tendo em consideração a quantidade de quadros entre dirigentes, professores e investigadores de reconhecida competência  que foram formados nesta instituição.  

"O presente acordo contém um conjunto de ferramentas e soluções académicas que muito se esperava", referiu, sublinhando que o mesmo surge num momento oportuno com novidades e diversas linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem a este nível.

Para o reitor, as duas instituições superiores caminham de mãos dadas, para responderem os princípios do Ministério do Ensino Superior,  no âmbito da  inovação e investigação na instrução universitária.

Por outro lado, o director do ISCED no Uíge, Domingos Kimpalo Nzau, valorizou o protocolo de cooperação e referiu que este documento visa solidificar os conhecimentos científicos da comunidade académica, bem como reforçar a competência e as boas atitudes, para desempenharem melhor as suas tarefas no domínio do ensino e da investigação científica.

Segundo Domingos Kimpolo Nzau, a assinatura do acordo constitui o primeiro passo para o seu êxito dos objectivos preconizados.

O ISCED do Uíge, ministra 15 cursos em Ciências de Educação: Psicologia, Pedagogia, História, Matemática, Filosofia, línguas Inglesa, Francesa e Portuguesa, Biologia,  Física,  Química, Geografia, Educação Especial, Ensino Primário e Ensino Pré-Escolar), nos períodos diurnos e pós-laboral, em 20 salas de aulas. A Universidade Kimpa Vita lecciona, entre  os cursos de Direito, Enfermagem, Agronomia, Contabilidade e Gestão, Engenharia Informática e Economia.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 03/11/2018 15:29:15

    Cooperação francesa realiza tournê "Eferveciências" em Angola

    Luanda - Uma tournê de conferências-espectáculos académica realiza-se de 6 a 9 de Novembro, em quatro províncias do País, no âmbito do inovador projecto "Eferveciências" (Effervesciences), a ser ministrada pelo pesquisador francês Richard Eastes, numa iniciativa da cooperação francesa em Angola, soube hoje (sábado) a Angop.