Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

10 Julho de 2018 | 02h31 - Actualizado em 09 Julho de 2018 | 23h15

Bié: Vagas atribuídas ao sector da educação são insuficientes

Cuito - A província do Bié necessita de pelo menos dois mil novos professores, para por cobro à carência existente no sector da educação, sendo por isso insuficiente o número de vagas atribuídas a esta região (983).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Basílio Caetano - Director provincial do gabinete educação

Foto: Manuel da Silva

A constatação foi feita segunda-feira pelo director provincial do gabinete de educação no Bié, Basílio Caetano, tendo considerado que as vagas cedidas pela estrutura central vão minimizar a situação, mas longe de resolver o problema.

Em declarações à Angop, à propósito do concurso pública de admissão de novos professores, o responsável sublinhou que no presente ano lectivo estão fora do sistema de ensino, sobretudo por falta de docentes, mais de 80 mil crianças, com maior realce no interior da província. 

Informou que estão apurados quatro mil e 671 candidatos, que farão o exame esta terça-feira, em todas sedes municipais.

Garantiu, no entanto, estarem criadas todas as condições para o teste de admissão, sobretudo humanas, sublinhando que os candidatos foram seleccionados através da documentação exigida pela comissão criada para o efeito.

O sector da Educação na província do Bié conta com 13 mil e 997 professores, com um universo de mais de 600 mil alunos matriculados no ano lectivo em curso.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 03/11/2018 15:29:15

    Cooperação francesa realiza tournê "Eferveciências" em Angola

    Luanda - Uma tournê de conferências-espectáculos académica realiza-se de 6 a 9 de Novembro, em quatro províncias do País, no âmbito do inovador projecto "Eferveciências" (Effervesciences), a ser ministrada pelo pesquisador francês Richard Eastes, numa iniciativa da cooperação francesa em Angola, soube hoje (sábado) a Angop.