09 Agosto de 2018 | 14h16 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 14h16
Associação de Professores Angolanos quer melhor gestão escolar
Luanda - A Associação de Professores Angolanos (APA) quer diagnosticados adequados e a resolução dos problemas escolares, tanto gerais como os pedagógicos, com a utilização do Projecto Educativo de Escolas, ferramenta criada e legislada para o efeito, informou o secretário provincial da organização, Domingos Álvaro.

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Para o sucesso do projecto, directores de escolas participam a partir de hoje, quinta-feira, em Luanda, no I Seminário de Superação para melhorar o desempenho profissional dos directores das escolas secundárias e técnico profissional.
Segundo a fonte, a ferramenta existe como lei desde 2001, porém ainda não é usada como tal, por falta da participação dos intervenientes, designadamente encarregados e associações que devem tecer considerações, enriquecendo a estatística que fornecerá dados da real situação e consequentemente contribuir para uma boa gestão escolar.
Como exemplo, apontou as dificuldade de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática e uma possível solução para ministrar perfeitamente a cadeira para se registar um bom rendimento, neste caso a ferramenta serve de guião com instruções e dentro de um prazo de 2 anos apresentará as soluções, com uma preparação prévia dos professores e das direcções pedagógicas, a nível didáctico e pedagógico.
Revelou que primeiro deve ser feito o diagnóstico e depois passar para a implementação da solução, verificação e acompanhamento.
Domingos Álvaro considerou o seminário importante por permitir futuramente assistir a melhoria do desempenho dos professores, munindo-os de competência, domínio e valências na elaboração e verificação no prazo de cumprimento que tem uma durabilidade de 2 a 3 anos.
“Muitas escolas têm a ferramenta mas não a usam com deve ser por falta de conhecimento, fez principalmente na integração dos outros intervenientes que devem fazer parte do projecto, respectivamente, comunidade educativa, os professores e membros da direcção, os país, os representantes de estudantes e das associações, e a comunicação social, com as suas contribuições”, fez saber Domingos Álvaro.
Por seu turno, o Director Provincial de Educação , Narciso Benedito Damásio, afirmou que o ensino Técnico Profissional, pela sua especificidades, para uma boa articulação, como um sistema harmonioso e organizado, requer uma liderança esclarecida, daí a importância do evento.
“APA compreendeu a necessidade dos directores terem esse conhecimento para poderem articular a actividade docente, coordenação e de direcção, que devem acontecer na instituição de forma articulada num sistema único de direcção”, considerou.
“O director deve perceber que todo trabalho que faz deve obedecer a uma metodologia, um conjunto de regulamento, regras e leis, com 3 instrumentos, nomeadamente projecto educativo(aquilo que a direcção em conjuntos com todos actores negoceiam consensos e interesses) o plano anual de actividade da escola (identidade da escola), coordenação (micro projectos)”, frisou.
A capacitação, que servirá para trocar experiência e analisar a planificação e gestão do currículo das escolas, vai decorrer durante 3 dias.
Assuntos Angola
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