Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Novembro de 2019 | 13h30 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 14h49

Kafuanga ganha primeira escola

Bailundo - Uma escola do ensino primário, com capacidade para albergar 700 alunos, foi inaugurada segunda-feira, no bairro de Kafuanga, periferia da vila municipal do Bailundo, em acto orientado pela governadora da província do Huambo, Joana Lina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se do primeiro empreendimento escolar de carácter definitivo construído na localidade, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, com investimento 70 milhões e 870 mil kwanzas.

Erguida numa área de quatro mil metros quadrados, a instituição de ensino primário possui sete salas de aulas, uma área administrativa, composta pelos gabinetes de direcção e sala de professores, anfiteatro, sala de conferência, refeitórios, uma quadra desportiva e outros compartimentos indispensáveis no seu funcionamento.

Na ocasião, a governadora Joana Lina apelou à população no sentido de cuidar do bem público, que irá encurtar a distância percorrida pelas crianças em busca do saber e, ao mesmo tempo, conferir maior dignidade aos alunos e professores, que, por sua vez, devem ser os promotores da unidade e reconciliação nacionais, para a consolidação da paz e desenvolvimento sustentável.

Localizado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, o município do Bailundo, conta com mais de mil salas de aula em 130 escolas, onde estudam 120 mil alunos do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, num universo de dois mil professores.

Vivem no Bailundo, com uma extensão territorial de sete mil e 65 quilómetros quadros, correspondentes a 20 porcento do total da província do Huambo, Centro-Sul de Angola, 343 mil e 380 habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas: Hengue, Lunje, Bimbe, Luvemba e vila municipal.

É nesta região onde se encontra o “poderoso Reino da Tribo Ovimbundo”, fundado no XV, então designado por Halavala.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/11/2019 13:07:07

    Universidade José Eduardo dos Santos conta com novas instalações

    Huambo - A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) conta desde hoje, sexta-feira, com novas instalações reabilitadas e apetrechados com meios informáticos, inauguradas pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.

  • 21/10/2019 17:32:35

    Projecto energia sem fio vence 1ª feira das escolas de ensino técnico

    Huambo - Ao totalizar 81 pontos, o projecto de Energia Sem Fio apresentado pelos alunos do Instituto Médio Politécnico do Cachiungo venceu, no último fim-de-semana, a 1ª edição da feira das escolas do ensino técnico-profissional, decorrida na cidade do Huambo, numa iniciativa do Gabinete provincial da Educação.

  • 18/10/2019 15:30:25

    Defendida inclusão da orientação vocacional no sistema de ensino

    Huambo - A inclusão, com urgência, da disciplina de orientação vocacional e profissional no sub-sistema de ensino de base, para permitir a tomada de decisão, por parte do aluno, no que tange à formação superior, foi defendida esta sexta-feira, no Huambo, por psicólogos.