Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Agosto de 2019 | 16h06 - Actualizado em 12 Agosto de 2019 | 17h51

PAT veículo de reinvenção para professor

Huambo- O Projecto Aprendizagem para Todos (PAT) projecta-se como um veículo de reinvenção constante da figura do professor, proporcionando oportunidades para aprender, afirmou, nesta segunda-feira, no Huambo, o chefe do Departamento de Educação, Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação, Abel da Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

crianças na sala de aulas (arquivo)

Foto: Clemente dos Santos

O responsável teceu essas considerações no acto de abertura da 3ª fase de formação contínua de professores do ensino primário nos módulos 5 e 6 sobre diferenciação pedagógicas II e educação especial que decorre em todo território nacional.

Nesta 3ª fase serão ministradas as disciplinas de diferenciação pedagógica 2 e educação especial, abrangendo 18.120 professores em todo o país, sendo 1.341 no Huambo.

De acordo com Abel da Silva, esse processo de aprendizagem é fundamental para que se realize, com êxito e assertividade, o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações, tomando em consideração o que as pessoas têm em comum e o que de diferente possuem, para ser utilizado como possibilidade de fazer que todos aprendam.

Para o responsável, o PAT, na sua forma de concepção, assume os desafios constitucionais das nações e Estados modernos, com o compromisso de garantir o acesso à educação universal e de qualidade a todas as pessoas que são a riqueza fundamental e expressão máxima do activo mais importante e decisivo para o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, prosseguiu, o desenvolvimento sustentável é e será sempre resultado de um investimento na educação formal, que não poderá ter sentido se não tiver como ponto de partida o professor, como educador por excelência, visto que para a educação não basta saber, mas é preciso ser.

Para si, este ser professor, necessário, é e será sempre o resultado de um processo de construção constante da sua pessoa, do melhoramento contínuo do seu saber, das suas competências e dos seus valores.

Mais do que qualquer motivação extra, explicou, esta formação vale apenas pela sua intencionalidade em acercar o professor às ferramentas indispensáveis para desempenhar, com mestria, a sua nobre, espinhosa, mas gratificante e respeitosa missão.

Solicitou dos formandos e formadores a partilha de experiências, saberes, conhecimentos e valores respectivos decorrentes da assimilação prévia dos conteúdos consignados a esta área específica da profissão docente, consciente de que o conhecimento só é válido quando partilhado.

Reforçou que ser professor é desafiar-se constantemente e habilitar-se a participar em todos os níveis de expressão pedagógica.

Bengo

Esta terceira fase vai beneficiar 448 professores, com o objectivo de se melhorar os conhecimentos e competências, a gestão das escolas do ensino primário, bem como o processo de avaliação dos alunos.

A nível da província do Bengo existem 29 escolas abrangidas pelo PAT, seis supervisores provinciais, seis Centros de Escola da Zona de Influência Pedagógica (ZIP). A supervisora nacional do PAT, Adelaide Luís, explicou que o PAT vai ajudar a melhorar a qualidade de ensino e a aprendizagem.

Lunda Sul

Já na Lunda Sul, 595 professores de 25 escolas seleccionadas, nos quatro municípios, estão a beneficiar da formação.

Na abertura da acção formativa, o administrador para área financeira, Francisco Guerra, enalteceu a iniciativa, apelando aos professores maior atenção nas aulas ministradas, para colocarem em prática todos os conhecimentos, contribuindo, deste modo, para a melhoria da qualidade de ensino.

Fez saber que a formação é preponderante por incidir na aplicação das ciências exactas (matemática), língua portuguesa, educação especial, por serem disciplinas onde os alunos encontram mais debilidades.

Malanje

O PAT envolve, nesta fase 129 formadores de magistérios primários e coordenadores de escolas do I ciclo de ensino secundário.

Leia também
  • 13/08/2019 21:28:06

    Actores educativos apontam valências do PAT

    Huambo - O aumento dos níveis de aproveitamento escolar, a capacidade de compreensão e o rápido aprendizado na escrita e leitura dos alunos que Beneficiam Programa de Aprendizagem para Todos (PAT) foram apontados, na província do Huambo, como alguns dos benefícios alcançados desde a sua implementação, em 2017.

  • 13/08/2019 17:54:00

    Mais de 90 jovens representam Huambo nos jogos desportivos escolares

    Huambo - Noventa e oito alunos do I e II ciclo do ensino secundário vão representar a província do Huambo na presente edição dos jogos desportivos escolares, ao nível da região Centro de Angola, a decorrer em Benguela de 14 a 21 deste mês, no âmbito da massificação do desporto nas escolas nas mais diversas modalidades.

  • 13/08/2019 17:14:45

    Responsável quer contributo da academia na resolução de problemas

    Malanje - O vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social de Malanje, Domingos Eduardo, disse esperar das instituições de ensino investigações científicas voltadas à resolução de problemas sociais como a melhoria do saneamento básico, combate à seca e à fome.

  • 12/08/2019 16:29:52

    Educação com 200 vagas para professores do ensino especial

    Malanje - Duzentas das mil vagas para professores disponíveis para o concurso público da educação deste ano, em Malanje, serão destinadas a professores do ensino especial, face a insuficiência de especialistas da área.