Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

27 Janeiro de 2020 | 14h01 - Actualizado em 27 Janeiro de 2020 | 14h01

Concurso público da Educação pode ser anulado

Dundo - O concurso público de ingresso ao sector da Educação, realizado em 2019, na Lunda Norte, pode ser anulado devido aos indícios de irregularidades registados pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), fruto de denúncias públicas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Professor em pleno exercício da função

Foto: Pedro Parente

A quota para província da Lunda Norte no concurso público é de 481 vagas, concorridas por 2.691 candidatos.

De acordo com o porta-voz do SIC na Lunda Norte, Veríssimo Pandamari, que falava à imprensa, a propósito da investigação feita, há “fortes” indícios de actos de corrupção, tráfico de influência, nepotismo e compadrio.

O processo já foi encaminhado para o Ministério Público, para o devido tratamento, devendo em uma semana se ditar o seu desfecho.

Caso se confirme as irregularidades, o concurso será anulado e os presumíveis prevaricadores serão responsabilizados civil e criminalmente.

Para dinamizar o processo, encontra-se na província, desde as primeiras horas, uma delegação do Ministério da Educação, para trabalhar com a Procuradoria-geral da República (PGR) e o SIC, para dinamizar o processo, tendo em conta o “timing” do próprio concurso.

No total foram apreendidos, pela PGR, dois mil e 392 exames de admissão para análise e investigação.

A propósito, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, reiterou o apelo a população para denúncia de casos de corrupção, tráfico de influência e nepotismo, sobretudo por parte dos gestores públicos, visando a sua responsabilização civil e criminal.

Leia também
  • 22/01/2020 12:34:12

    Lucapa ganha 61 novas salas de aula

    Lucapa - Seis escolas de quatro, sete, 10, 12 e 18 salas de aula, perfazendo um total de 61, estarão concluídas e disponíveis no presente ano lectivo, no município de Lucapa, província da Lunda Norte.

  • 15/01/2020 14:23:39

    Falta de professores condiciona implementação de novos cursos

    Dundo - A falta de professores especializados condiciona a implementação dos cursos de anatomia patológica, nutrição, ortoprotese, oftalmologia e saúde dentária, bem como limita o número de vagas na Escola Técnica de Saúde da Lunda Norte.

  • 09/01/2020 13:35:55

    Caungula prioriza alargamento da rede escolar

    Dundo - A nova administradora municipal de Caungula, Encarnação Agostinho, disse hoje (quinta-feira) que vai priorizar o alargamento da rede escolar, sobretudo nas comunidades rurais, a melhoria do fornecimento de energia eléctrica e de água potável.