Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Setembro de 2020 | 15h53 - Actualizado em 21 Setembro de 2020 | 15h53

Mais de 70 reclusos inseridos no programa de alfabetização

Dundo - Setenta e dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Cacanda, na Lunda Norte, estão inseridos, este ano, no programa de Alfabetização e Aceleração Escolar, no âmbito do programa de reintegração social da população penal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em 2019, 46 reclusos foram alfabetizados.

Segundo o director do Serviço Penitenciário na Lunda Norte, José Lucala Neto, que falava à ANGOP a propósito da reintegração socioeconómica dos reclusos, os reclusos estão inseridos nos módulos I, II e III, que corresponde a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª classe.

Disse que o programa está a ser assegurado por cinco alfabetizadores, dos quais dois  agentes penitenciários e três reclusos, e conta com o apoio da Direcção Municipal da Educação que tem fornecido o material didáctico.

Formação profissional

José Lucula fez saber que no âmbito da reintegração socioeconómica e com vista a promover o auto-emprego aos reclusos, quando cumprirem a pena, 70 reclusos estão, actualmente, a frequentar o curso de informática.

Para aumentar a oferta de formação e inserir mais reclusos, informou que está concluído um pavilhão de artes e ofícios, que deverá entrar em funcionamento ainda este ano, comportando quatro salas de aula, três oficinas para cursos de serralharia, electricidade e carpintaria, acrescentando que a instituição vai formar 150 reclusos/ano.

O Estabelecimento Prisional de Cacanda controla mais de 500 reclusos, entre condenados e detidos.

Leia também
  • 12/09/2020 07:41:15

    Novos professores na Lunda Norte inseridos no sistema financeiro

    Dundo - Os 489 professores apurados no concurso público de 2019 começam a receber os ordenados a partir do mês em curso, anunciou, sexta-feira, no Dundo, o director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda Norte, Frederico Barroso.

  • 09/09/2020 20:26:14

    Covid-19: Escolas do II ciclo na Lunda Norte com condições

    Dundo - As 15 escolas do II ciclo do ensino secundário na Lunda Norte têm as condições de biossegurança criadas para o retorno das aulas, no dia 05 de Outubro, assegurou, nesta quarta-feira, o director do gabinete provincial da Educação, Frederico Barroso.

  • 09/09/2020 15:23:40

    Dívida com alfabetizadores avaliada em AKz 60,7 milhões

    Ndalatando - O Gabinete Provincial de Educação no Cuanza Norte deve 66 milhões e 700 mil kwanzas a 319 alfabetizadores envolvidos no processo de alfabetização e aceleração escolar.