Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

13 Janeiro de 2018 | 05h49 - Actualizado em 13 Janeiro de 2018 | 05h45

UE: Novo presidente do Eurogrogrupo se compromete a reformar zona do euro

Paris - O novo presidente do Eurogrupo, o português Mário Centeno, se comprometeu sexta-feira a continuar reformando a zona do euro com "profunda determinação", durante uma cerimónia em Paris na qual recebeu o cargo das mãos de seu antecessor, o holandês Jeroen Dijsselbloem.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"A janela de oportunidade que temos actualmente, tanto política, como económica, deve ser aproveitada para completar as reformas das instituições da zona do euro", disse o ministro de Finanças português em uma breve cerimónia na embaixada de seu país na capital francesa.

Centeno citou, entre as reformas, a "união bancária, a união dos mercados de capitais e as discussões sobre política orçamentária" e disse estar "profundamente motivado" para executar seu mandato de dois anos e meio, após ter sido eleito em Dezembro presidente do Eurogrupo.

"Saímos da crise, mas devemos admitir que o trabalho não está terminando", alertou, e destacou a importância de "satisfazer as expectativas de nossos cidadãos e construir uma zona do euro mais robusta e resistente".

Dijsselbloem deu boas vindas ao seu sucessor, que "tem forte apoio dentro do Eurogrupo para continuar avançando nas reformas e na modernização da zona do euro".

O holandês, que deixa o cargo após dois mandatos, simbolicamente lhe entregou o sino do Eurogrupo, usado para marcar a abertura das sessões.

Assuntos Economia  

Leia também
  • 12/01/2018 12:13:06

    China: Grupo Marriott acusado de querer "dividir o país" após lapso na lista

    Pequim - O grupo de hotelaria Marriott International foi esta semana acusado de querer "dividir a China" e colocado sob investigação, depois de ter listado Macau, Hong Kong, Taiwan e Tibete como países independentes num inquérito aos clientes, noticiou hoje a Reuters.

  • 12/01/2018 11:43:07

    Timor-Leste: Governo aprova decreto sobre regime duodecimal para 2018

    Díli - O Governo timorense aprovou esta semana um decreto sobre a execução orçamental em regime duodecimal, necessário no arranque do ano em Timor-Leste porque não foi aprovado o Orçamento Geral do Estado para 2018, noticiou a Lusa.

  • 11/01/2018 18:46:15

    Autoridades confiam no equilíbrio do mercado petrolífero em 2018

    Abu Dhabi - O ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos e presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Suheil al-Mazrouei, insistiu hoje que os produtores de petróleo podem equilibrar oferta e procura neste ano, se mantiverem o acordo de corte da produção.