16 Abril de 2018 | 12h59 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 13h00
OTAN diz que ataque à Síria foi "mensagem dirigida à Rússia e ao Irão"
Istambul - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta Segunda-feira que o recente ataque conjunto dos Estados Unidos, Reino Unido e França contra várias instalações militares da Síria foi uma "mensagem" dirigida à Rússia e ao Irão.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Dístico da Otan
"A operação foi uma mensagem clara ao regime de Assad, e à Rússia e ao Irã, que o apoiam. Mostrou que a opinião internacional não pode ficar sem voz", disse Stoltenberg em uma entrevista à emissora turca "NTV".
O secretário-geral da aliança também elogiou o apoio "que a Turquia prestou à operação".
O chefe da Aliança Atlântica, que hoje visita Ancara, acrescentou que o lançamento de mísseis na madrugada de sábado "reduziu a capacidade de usar armas químicas e a probabilidade de que ocorra no futuro ".
Stoltenberg lembrou também que "as Nações Unidas fizeram esforços para uma investigação independente das armas químicas (na Síria), e que a Rússia impediu".
Com relação à reunião com o ministro de Defesa da Turquia, Nurettin Canikli, mantida hoje, Stoltenberg só indicou que a OTAN "continua a trabalhar" com a Turquia.
Ainda hoje, o secretário-geral da OTAN será recebido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Segundo os comunicados oficiais, a visita do Stoltenberg faz parte dos preparativos para a cúpula da OTAN em Bruxelas, em julho.
Assuntos Diplomacia
Leia também
-
16/04/2018 12:46:47
Suíça: Chefe da diplomacia da UE quer retoma das conversações de paz de Genebra
Genebra - A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, defendeu hoje que é vital retomar as conversações de paz para a Síria mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), dois dias após a intervenção militar no país.
- 16/04/2018 11:18:41
Bélgica: Chefes de diplomacia da UE reúnem-se hoje em Luxemburgo
Bruxelas - O conflito na Síria domina hoje a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (EU), que se realiza em Luxemburgo dois dias após a intervenção militar que contou com a participação de dois Estados-membros da UE, Reino Unido e França.
- 15/04/2018 19:35:30
EUA: Tropas continuam na Síria até que metas sejam cumpridas, diz embaixadora
Washington - A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, disse este domingo que os EUA não retirarão suas tropas da Síria até que todas as metas sejam cumpridas.