Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Junho de 2018 | 11h48 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 11h48

China: Produção industrial subiu 6,8 por cento em Maio

Pequim - A produção industrial na China registou um aumento homólogo de 6,8 por cento, em Maio, um ritmo duas décimas inferior ao registado em Abril, anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


No conjunto dos primeiros cinco meses do ano, a produção industrial do país subiu 6,9 por cento.

A produção industrial é utilizada pelas estatísticas chinesas para medir a actividade das empresas com facturação anual superior a 20 milhões de yuan (2,5 milhões de euros).

A produção e distribuição de electricidade, energia térmica, gás e água foi a que mais cresceu no mês passado, com um aumento homólogo de 12,2 por cento.

A produção do sector dos serviços subiu 8,1 por cento, face ao mesmo mês do ano passado, e uma décima mais do que em Abril.

Segundo o GNE, as vendas a retalho na China aumentaram 8,5 por cento, em termos homólogos, para 3,04 mil milhões de yuan (403 milhões de euros).

No entanto, este indicador abrandou, face a Abril, quando subiu 9,4 por cento.

Os gastos "online" continuaram "fortes", assinalou o GNE, com um aumento das vendas de 30,7 por cento, para 3,27 mil milhões de yuan (432 milhões de euros), no período entre Janeiro e Maio.

"O consumo foi um factor económico chave para a China e contribuiu em 77,8 por cento para o crescimento económico, durante o primeiro trimestre, enquanto em 2017 representou 58,8 por cento", nota o GNE.

Assuntos China  

Leia também
  • 05/11/2018 13:09:44

    China defende cooperação com Irão e critica sanções de Trump

    Beijing - O Governo da China lamentou hoje, segunda-feira, as novas sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irão e defendeu a cooperação com esse país em virtude do acordo internacional assinado em 2015 com Teerão, conhecido como Plano Integral de Acção Conjunta (JCPOA, por sua sigla em inglês), informou a EFE.

  • 05/11/2018 10:27:02

    Presidente chinês promete abrir a China aos produtos estrangeiros

    Beijing - O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu hoje (5) abrir a China aos produtos estrangeiros, no arranque de uma feira que promove o país como importador, mas não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.

  • 30/10/2018 12:31:20

    China elimina interdição do comércio de partes de tigre e rinoceronte

    Pequim - A China vai voltar a permitir o comércio de produtos feitos à base de partes de tigres e rinocerontes em perigo de extinção, sob "circunstâncias especiais", numa decisão condenada por grupos de protecção dos animais, noticiou hoje a Lusa.

  • 26/10/2018 14:48:34

    China e Japão assinam dez acordos para fortalecer cooperação bilateral

    Pequim - A China e o Japão assinaram hoje, sexta-feira, em Pequim, dez acordos para fortalecer a cooperação bilateral nas áreas de finanças, comércio e outras, e reafirmaram o compromisso para trabalhar em conjunto com o objectivo de conseguir a estabilidade da região, noticiou a Efe.