Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Junho de 2018 | 11h01 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 11h01

Norte-americanos, Japoneses e Coreanos discutem cimeira e desnuclearização norte-coreana

Seul - Altos representantes dos Governos dos Estados Unidos, Japão e da Coreia do Sul estão a discutir, em Seul, o resultado da cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, bem como a desnuclearização norte-coreana, noticiou hoje a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo e os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respectivamente, lideram as delegações.

O encontro entre representantes dos três países surge na sequência da histórica cimeira entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na tentativa de recolher mais informações e detalhes sobre a reunião que decorreu no dia 12 de Junho, em Singapura.

As conversações estão a decorrer num momento em que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul iniciaram hoje ao mais alto nível militar um encontro para abordar a redução de tensões na zona de fronteira entre os dois países.

O objectivo do diálogo entre as duas partes que está a ter lugar na vila fronteiriça de Panmunjom é o de alcançar ainda hoje um firme compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os Estados Unidos.

Estas negociações militares são as primeiras a integrarem generais de ambas as Coreias desde Dezembro de 2007.

"Nós vamos investir os nossos melhores esforços para garantir uma nova era de paz na Península Coreana", sublinhou o major-general sul-coreano Kim Do-gyun antes do encontro.

Os militares coreanos poderão ainda discutir temas como a promoção de um diálogo regular e a criação de um 'canal aberto' entre os oficiais de topo.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 13/06/2018 13:15:21

    Trump retorna aos EUA após reunião com Kim Jong Un

    Washington - O presidente Donald Trump retornou aos Estados Unidos nesta quarta-feira, depois de participar em Singapura na reunião de cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un, um encontro histórico que, segundo o republicano, acabou com a "ameaça nuclear" de Pyongyang.

  • 12/06/2018 11:30:01

    Singapura: Declaração indica troca de restos mortais de prisioneiros de guerra

    Cidade de Singapura - O documento assinado hoje entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos refere a recuperação dos restos mortais de prisioneiros de guerra e o estabelecimento de novas relações entre os dois países no sentido "da paz e da prosperidade".

  • 12/06/2018 10:48:05

    Singapura: Delegações dos EUA e da Coreia do Norte na Cimeira

    Cidade de Singapura - As delegações que acompanharam o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos em Singapura integraram, entre outros elementos, quatro mulheres do lado de Kim Jong-un e altos funcionários da confiança de Donald Trump.