Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

12 Outubro de 2018 | 12h03 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 12h03

CSU da Baviera pode enfrentar pior resultado desde 1950 nas eleições

Berlim - O partido irmão da Primeira-ministra alemã Angela Merkel, a União Social Cristã (CSU) pode perder terreno nas eleições regionais deste domingo na Baviera, sul do país, para a extrema-direita e para Os Verdes, alcançando o pior resultado desde 1950, noticiou hoje a Reuters.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A CSU, partido liderado por Horst Seehofer, que é também o ministro do interior do executivo alemão, formou sempre Governo na Baviera desde o final da segunda guerra mundial (sozinho ou em coligação), excepto no período entre 1954 e 1957, altura em que o Landtag (governo regional) foi presidido pelo Partido Social Democrata (SPD).

A confirmarem-se os números das últimas sondagens, que apontam para um resultado próximo dos 33 por cento dos votos, os democratas-cristãos da Baviera obtêm o pior resultado desde as eleições de 1950, altura em que não conseguiram mais de 29 por cento dos votos.

Além da queda acentuada da CDU, o SPD também perde terreno, caindo dos 20,6 por cento para os 10 por cento.

A entrada da extrema-direita no parlamento regional da Baviera é a grande novidade destas eleições. De acordo com a sondagem divulgada pelo Bild, realizada pelo instituto Insa, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) consegue 14 por cento dos votos, ocupando o terceiro lugar nas intenções de voto.

Também o partido Os Verdes sobe dos 8,6 por cento para os 18 por cento, posicionando-se como a segunda força mais votada neste Estado federado do sul da Alemanha.

Actualmente a CSU lidera o parlamento regional da Baviera, presidido por Markus Söder (secretário-geral do partido), candidato também nestas eleições.

No escrutínio deste domingo, os eleitores votam para eleger o 18.º Governo regional da Baviera.

Assuntos Eleições  

Leia também