Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

10 Janeiro de 2019 | 12h36 - Actualizado em 10 Janeiro de 2019 | 13h28

Governo sírio e forças curdas intensificam negociações

Damasco - O vice-ministro das Ralações Exteriores, Feisal Mekdad, confirmou nesta quinta-feira a intensificação das negociações com as forças curdas no norte do Iraque, ante uma possível ofensiva turca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da síria

Foto: Foto divulgação

“Neste contexto, recentemente aumentamos os contactos com o partido curdo para enfrentar os desafios que ameaçam a região”, disse o vice-ministro à imprensa em Damasco.

Da mesma forma, o responsável indicou que a operação anunciada é uma "grave violação" das resoluções internacionais assinadas pela Turquia para evitar interferências nos assuntos internos do Estado sírio.

Lembrou também que em 2018 as autoridades sírias realizaram várias rondas de conversações com os curdos, ao mesmo tempo, salientando que actualmente não considera que a "situação chegou a um impasse".

De acordo com o canal de televisão Russia Today, o Movimento para uma Sociedade Democrática (TEV-DEM), que é um dos principais órgãos de governo próprio no nordeste da República Árabe da Síria, responderam positivamente às declarações de Mekdad.

Além disso, o jornal pan-árabe Al Sharq Al Awsat informou que o líder do Autodefesas curda (YPG), Sipan Hemo, apresentou a Moscovo e Damasco um plano que prevê o alargamento do controlo das autoridades sírias em áreas controladas Curdos se o governo sírio reconhecer como legítimos os órgãos de auto-governo local.

Assuntos Conflito  

Leia também