Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Fevereiro de 2018 | 16h30 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2018 | 16h30

Grupo carnavalesco "Exame de Abelha" apresenta diversidade cultural

Luena - O grupo carnavalesco "Exame de Abelha", o mais titulado da província do Moxico com nove títulos, vai apresentar no Entrudo deste ano um tema que aborda a diversidade cultural da população da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Carnaval do moxico (Arquivo)

Foto: David Dias

Carnaval do moxico (Arquivo)

Foto: David Dias

Essa informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo responsável do grupo, Paulo Cacoma, tendo referido que o objectivo da colectividade é reconquistar o título, que já não ganha há quatro anos.

Fez saber que o grupo vai desfilar dia 13 deste mês, na cidade de Luena, com 140 foliões, vestidos com cores amarela e preta, a semelhança das abelhas, vão dançar os estilos catxata e chombe, bailados típicos dos povos do Moxico.

Fundado em Março de 1986, o grupo "Enxame de Abelha" já participou em 24 edições tendo vencido, na classe de adultos, nove troféus.

Em 2013, o grupo "Exame de Abelhas" criou a categoria infantil, que vai desfilar sábado (10).

Para a presente edição, vinte e seis grupos carnavalescos, entre infantis e adultos, estão inscritos na Direcção Provincial da Cultura do Moxico para participarem da maior manifestação cultural do país.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também
  • 08/02/2018 10:45:28

    Recuperação da mística Côkwe: uma necessidade urgente

    Luena - A cultura Côkwe, enraizada, sobretudo, nos povos do Leste do país (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte), possui usos e costumes místicos que precisam de ser preservados e valorizados, para se manter a sua coesão e tradição.

  • 06/02/2018 17:15:15

    Grupo Organizações Luvale quer Carnaval nas escolas

    Luena - O grupo Organizações Luvale da cidade do Luena defendeu hoje, terça - feira, a inserção e abordagem de conteúdos sobre o Carnaval nas escolas primárias e secundárias, para servir de viveiro e apoio aos foliões.

  • 06/02/2018 17:09:21

    Feira dos namorados abre quinta-feira no Lubango

    Lubango - Para assinalar o 14 de Fevereiro, dia dos namorados, abre esta quinta-feira, na cidade capital da província da Huíla, Lubango, com 24 expositores, menos quatro em relação ao igual período de 2017.