Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Fevereiro de 2018 | 16h30 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 06h54

Grupo carnavalesco Exame de Abelha apresenta diversidade cultural

Luena - O grupo carnavalesco Exame de Abelha, o mais titulado da província do Moxico com nove títulos, vai apresentar no Entrudo deste ano um tema que aborda a diversidade cultural da população da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Carnaval do moxico (Arquivo)

Foto: David Dias

Carnaval do moxico (Arquivo)

Foto: David Dias

Essa informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo responsável do grupo, Paulo Cacoma, tendo referido que o objectivo da colectividade é reconquistar o título, que já não ganha há quatro anos.

Fez saber que o grupo vai desfilar dia 13 deste mês, na cidade de Luena, com 140 foliões, vestidos com cores amarela e preta, a semelhança das abelhas, vão dançar os estilos catxata e chombe, bailados típicos dos povos do Moxico.

Fundado em Março de 1986, o grupo "Enxame de Abelha" já participou em 24 edições tendo vencido, na classe de adultos, nove troféus.

Em 2013, o grupo "Exame de Abelhas" criou a categoria infantil, que vai desfilar sábado (10).

Para a presente edição, vinte e seis grupos carnavalescos, entre infantis e adultos, estão inscritos na Direcção Provincial da Cultura do Moxico para participarem da maior manifestação cultural do país.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também
  • 17/03/2018 15:27:18

    Historiadora convida jornalistas a apostarem na investigação

    Luanda - A historiadora angolana Rosa Cruz e Silva apelou neste sábado, em Luanda, aos jornalistas a apostarem na formação e investigação, a fim de produzirem conteúdos culturais de maior profundidade e alcance social.

  • 15/03/2018 22:21:32

    Poetizas brilham no recital de poemas "As Rosas e as delícias"

    Luanda - Dezoito poetizas angolanas soltaram a sua voz hoje, quinta-feira, em Luanda, com o fim de mostrar o seu talento num recital de poemas denominado ? As Rosas e as delícias ? que decorreu no auditório do Banco Económico.

  • 15/03/2018 07:04:20

    Alunos esclarecidos sobre o papel do teatro na comunidade

    Uíge - Os alunos da escola do I ciclo do ensino secundário 11 de Novembro do Uíge abordaram quarta-feira o papel do teatro na comunidade, durante uma palestra promovida pela Direcção da Cultura, no âmbito do Dia Mundial do Teatro a assinalar-se a 27 deste mês.

  • 11/03/2018 08:46:35

    Autoridade tradicional defende construção de Jangos Comunitários

    Luena - A construção de jangos comunitários para servirem de locais para a transmissão dos hábitos e costumes às novas gerações foi defendida sábado, no Luena, pelo soba da regedoria do município sede (Moxico), Raimundo Santana Mwakanhika.