Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Fevereiro de 2018 | 16h01 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 17h05

Grupo Ecos da Gruta vence Carnaval no Huambo

Huambo - Ao obter 188 pontos, o grupo Ecos da Gruta, do município do Cachiungo, venceu na classe A o Carnaval de adultos na província do Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Carnaval na província do Huambo

Foto: VALENTINO YEQUENHA

Estreante no Entrudo, o grupo, que desfilou ao ritmo das músicas do folclore da região ovimbundu, apelou, nas suas canções e cartazes, a necessidade do envolvimento de toda a sociedade nas acções de combate à malária.

No 2º lugar ficou o grupo Okutiuka, com 180 pontos, enquanto o Samakaka, com 157 pontos, o Velha Guarda, com 153, e o União da Paz, com 150 pontos, ficaram na 3ª, 4ª e 5ª posição, de um total de seis concorrentes.

A rainha do grupo Okutiuka foi a melhor entre as concorrentes, assim como o comandante do grupo Velha Guarda, enquanto o prémio de melhor canção foi entregue ao grupo do município do Londuimbali. Para cada uma desta categorias foi entregue um prémio de 20 mil kwanzas.

Em 2017 o vencedor desta classe foi o grupo Ovindjenje, do município do Chinjenje, também na condição de estreante, que este ano não competiu, em virtude de ter sido convidado, pelo Ministério da Cultura, para desfilar no carnaval de Luanda.

Já na classe B, disputada por 11 grupos de dança tradicional em representação de igual número de municípios da província do Huambo, o vencedor foi o grupo Tuyula, do município da Caála, com 170 pontos.

Nos lugares abaixo ficaram, segundo a ordem, os grupos Katiavala, do município do Bailundo (166 pontos), Essandju Yo Wiñi, do município do Huambo (154 pontos), Deolinda Rodrigues, do município do Mungo, (143 pontos), Deolinda Rodrigues, do município do Ucuma, com 140 pontos.

Na edição passada o vencedor desta classe foi o grupo Nzinga Mbandi, do município da Chicala-Cholohanga.

Aos vencedores da classe A foram atribuídos 500 mil kwanzas (1º classificado), 350 mil (2º), 300 mil (3º), 250 mil (4º) e 200 mil para o 5º classificado, enquanto na classe B o 1º classificado recebeu 300 mil kwanzas, o 2º recebeu 250 mil, 200 mil para o 3º, 150 mil para o 4º e 100 mil kwanzas para o 5º classificado.

Devido a forte chuva que caiu na terça-feira, durante o desfile da classe A, quatro dos seis grupos concorrentes e os dois blocos de animação tiveram de desfilar hoje.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também