Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Março de 2018 | 11h37 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 18h16

Defendida realização de festival de artes plásticas

Saurimo - A necessidade de se realizar um festival de artes plásticas e pintura, para melhor divulgar a identidade cultural da região no país e no exterior, bem como a comercialização das suas obras, foi defendida nesta terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo pintor Tiago Muachi Sachuma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Exposição de obras de plásticas

Foto: Henry Pombal

Em declarações à Angop, afirmou que por esta via será possível elevar o nome da região através das artes plásticas e permitir com que haja troca de experiência entre a classe artística local e de outras paragens.

O artista, que pinta há 50 anos, sugeriu que o festival fosse realizado a 28 de Maio, no quadro das comemorações do dia da elevação à cidade de Saurimo a capital da província da Lunda Sul, devido ao fluxo de turistas e visitantes provenientes de outros pontos do país.

Para os seus trabalhos, o artista utiliza a técnica primitiva de pintar com tinta de óleo, aplicando pigmento em forma pastoso, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matrizes, tons e texturas sobre a tela e papel.

No que toca a aquisição do material, informou que é proveniente de Luanda, Cabinda e Portugal.

Segundo o artista, a sua prioridade para este ano é abrir um atelier confortável, com o objectivo de ensinar crianças e interessados nesta arte.

Muachi Sachuma nasceu em 05 de Outubro de 1953, na Lunda Sul. Fez o curso de pintura e artes por correspondência no centro de ensino Álvaro Torrão Lisboa-1 Portugal, em 1974 a 1975.

Leia também
  • 14/03/2018 16:59:48

    Músico Mbimbi Show prepara segunda obra discográfica

    Saurimo - O músico angolano Mbimbi Show revelou hoje, quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que está a trabalhar para colocar no final de Abril o seu segundo trabalho discográfico intitulado Assoko Liami na kwazanga.

  • 13/02/2018 17:18:57

    Grupo Utchokwe mu Tchota revalida título do Carnaval da Lunda Sul

    Saurimo- O grupo Utchockwe mu Tchota, do município de Saurimo, revalidou hoje, terça-feira, com 427 pontos, o título do Carnaval/ 2018, da classe de adultos, na província da Lunda Sul, realizado sob o lema "Mais criatividade no resgate dos valores culturais".

  • 13/02/2018 15:21:30

    Carnaval possibilita representar potencialidades culturais

    Saurimo - O director provincial da Cultura da Lunda-Sul, Gabriel Tchiema, afirmou hoje, terça-feira, em Saurimo, que o Carnaval possibilita apresentar as potencialidades e a identidade cultural de um povo, sendo considerado em muitos países a sua maior festa popular.