Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Maio de 2018 | 18h17 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 18h30

Espectáculo cultural anima idosos em Saurimo

Saurimo- Uma sessão de dança, música e teatro, animou hoje, quarta-feira, os idosos do lar da terceira idade da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito de um projecto denominado "Teatro Comunitário", promovido pela direcção da Cultura da circunscrição

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

idosos demonstrando habilidades de dança

Foto: ANGOP

O director interino do lar da terceira idade, Carlos Licai, disse na ocasião que o centro não necessita apenas de bens alimentares e dinheiro, mas também de actividades culturais e recreativas, para alegrar os idosos.

Solicitou à Direcção Provincial da Cultura da Lunda Sul no sentido de promover mais actividades do género, para entreter os idosos e proporciona-los momentos de reflexão e de lazer.

Lembrou que, em tempos anteriores, o lar contratava grupos musicais e teatrais para animarem os idosos, mas a falta de verbas obrigou a rescisão de contratos com essas agremiações culturais.

Por sua vez, o director provincial da Cultura da Lunda Sul, Gabriel Tchiema, garantiu que o projecto vai continuar a promover actividades do género em lares de idosos, uma vez que o programa de acção do governo local visa valorizar, cada vez mais, as pessoas da terceira idade.

Segundo o director, actividades culturais ajudam animar o idoso e lhe tirar da rotina e da monotonia.

Anunciou que, depois de Saurimo, o projecto "Teatro Comunitário" será realizado nos municípios de Muconda, Dala e Cacolo.

O lar da terceira idade de Saurimo acolhe 53 idosos e o seu funcionamento é assegurado por 43 técnicos.

Leia também
  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 14:42:40

    Príncipe dos Dembos quer incremento da valorização das danças tradicionais

    Saurimo - O Príncipe dos Dembos, António Salvador, defendeu domingo, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de o Ministério da Cultura reforçar as suas políticas de promoção das danças e música tradicional das diversas regiões do país, como forma de garantir a sua preservação, valorização e eternização.

  • 28/10/2018 17:50:07

    Ministério aposta no registo e classificação da música e dança tradicional

    Saurimo - O Ministério da Cultura pretende promover o registo e classificação a nível nacional das manifestações culturais, com particular realce para as modalidades da música e danças tradicionais, e as que reunirem os critérios exigidos pela UNESCO, elevadas ao reconhecimento internacional, segundo a secretaria de Estado, Maria da Piedade de Jesus.

  • 27/10/2018 07:01:47

    Secretaria de Estado da Cultura avalia infra-estruturas culturais em Saurimo

    Saurimo - A secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, avaliou nesta sexta-feira o estado dos monumentos históricos da cidade Saurimo, capital da província da Lunda Sul.