Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Maio de 2018 | 18h17 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 18h19

Espectáculo cultural animam idosos em Saurimo

Saurimo- Uma sessão de dança, música e teatro, animou hoje, quarta-feira, os idosos do lar da terceira idade da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito de um projecto denominado "Teatro Comunitário", promovido pela direcção da Cultura da circunscrição

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

idosos demonstrando habilidades de dança

Foto: ANGOP

O director interino do lar da terceira idade, Carlos Licai, disse na ocasião que o centro não necessita apenas de bens alimentares e dinheiro, mas também de actividades culturais e recreativas, para alegrar os idosos.

Solicitou à Direcção Provincial da Cultura da Lunda Sul no sentido de promover mais actividades do género, para entreter os idosos e proporciona-los momentos de reflexão e de lazer.

Lembrou que, em tempos anteriores, o lar contratava grupos musicais e teatrais para animarem os idosos, mas a falta de verbas obrigou a rescisão de contratos com essas agremiações culturais.

Por sua vez, o director provincial da Cultura da Lunda Sul, Gabriel Tchiema, garantiu que o projecto vai continuar a promover actividades do género em lares de idosos, uma vez que o programa de acção do governo local visa valorizar, cada vez mais, as pessoas da terceira idade.

Segundo o director, actividades culturais ajudam animar o idoso e lhe tirar da rotina e da monotonia.

Anunciou que, depois de Saurimo, o projecto "Teatro Comunitário" será realizado nos municípios de Muconda, Dala e Cacolo.

O lar da terceira idade de Saurimo acolhe 53 idosos e o seu funcionamento é assegurado por 43 técnicos.

Leia também
  • 14/05/2018 12:39:55

    Gabriel Tchiema preocupado com modernização da música folclórica

    Saurimo - A modernização da música folclórica da região leste do país, com a introdução de instrumentos modernos, preocupa o director do gabinete provincial da Cultura na Lunda Sul, Gabriel Tchiema, que aconselha os músicos, sobretudo da nova geração, a consultarem os especialistas para melhorarem os seus conteúdos.

  • 14/05/2018 12:28:42

    Lunda Sul tem 32 monumentos e sítios por classificar

    Saurimo - Trinta e sete monumentos e sítios históricos da província da Lunda Sul aguardam por classificação, com destaque para a lagoa do Luar, com vista a sua elevação como património cultural nacional, informou hoje, segunda-feira, em Saurimo, o director do gabinete provincial da Cultura, Gabriel Tchiema.

  • 13/05/2018 21:38:27

    Miss Lunda Sul contra degradação ambiental

    Saurimo - A miss da província da Lunda Sul/2018, Domingas Boano, apontou hoje, domingo, a implementação de programas de combate à degradação ambiental como a prioridade do seu mandato.