Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Junho de 2018 | 15h43 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 15h42

Cadeia de Missombo será transformada em museu

Menongue- A cadeia de Missombo será transformada em Museu, pelo seu valor histórico no processo da independência nacional, anunciou hoje, em Menongue, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a ministra, que falava à imprensa no fim de uma visita a infra-estrutura, trata-se de uma acção incluída no processo de requalificação, valorização e divulgação do património histórico nacional, bem como colocar ao dispor das comunidades serviços de infra-estruturas culturais que contribuam para a elevação de conhecimentos sobre a história do país.

Carolina Cerqueira avançou que a cadeia de Missombo possui um valor histórico que deve ser preservado, valorizado e promovido, principalmente no seio da juventude, para que possam conhecer melhor a história do país e dos seus valorosos combatentes que tudo deram para a independência do país e da afirmação da angolanidade.

Pela cadeia de Missombo  passaram, como detidos, nacionalistas como Manuel Pedro Pacavira, Adriano Sebastião, entre outros, que ao longo do processo de libertação colocaram-se ao dispor do país. Para a concretização deste objectivo, a ministra afirmou que será efectuado um levantamento para se aferir o trabalho a ser realizado e os valores orçamentais

No Cuando Cubango  a ministra procede ao levantamento do estado actual das infra-estruturas culturais, com particular realce para os monumentos e sítios históricos, localizadas na província do Cuando Cubango, no âmbito do processo de valorização e promoção dos bens culturais angolanos.

Para a ministra,  o Cuando Cubango merece uma particular atenção pelo facto de ter sido bastante “castigada” durante o conflito armado, deixando-a praticamente desprovida de infra-estruturas culturais, nomeadamente centros culturais e recreativos e museus, bibliotecas.

Carolina Cerqueira avançou que o Ministério da Cultura vai trabalhar com o governo da província para se encontrar soluções que possam colmatar as deficiências e se criar um quadro propicio ao desenvolvimento das industrias criativas e a valorização da cultura da região.

Leia também
  • 31/01/2019 00:03:29

    Encerradas 27 igrejas por funcionarem à margem da lei

    Menongue - Vinte e sete igrejas, das quais 26 em Menongue, capital do Cuando Cubango, e uma no município do Calai, que praticavam a sua actividade à margem da lei, foram encerradas no quadro da Operativo Resgate.

  • 22/01/2019 11:16:54

    Grupos com menos de 30 integrantes fora do carnaval/2019

    Menongue - Os grupos com menos de 30 integrantes estão impedidos de participar no desfile do carnaval deste ano na província do Cuando Cubango, informou esta terça-feira, à Angop, o chefe de departamento de Arte e Património Histórico do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Pedro Amaral.

  • 22/01/2019 02:04:13

    Autoridades encerram vinte e seis igrejas ilegais

    Menongue - Vinte e seis igrejas ilegais que exerciam a actividade nos municípios de Menongue e Calai foram encerradas pelas autoridades da província do Cuando Cubango, nos últimos dias, no âmbito da operação resgate que teve início em Novembro de 2018.

  • 08/01/2019 16:24:21

    Responsável exorta à população esforço para resgate de valores

    Menongue - A população da província do Cuando Cubango foi exortada hoje, terça-feira, na cidade do Luena, pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da circunscrição, Sara Mateus, para esforçar-se mais no sentido de resgatar-se os valores culturais, cívico e morais.