Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Junho de 2018 | 16h28 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 16h28

Cultura quer participação activa dos fazedores de artes na Expo-Kongo

Uíge -O director provincial do Uíge da Cultura, José Caricoco, reforçou nesta quinta-feira a necessidade de os fazedores de artes participarem activamente na Feira Internacional do Kongo "Expo-Kongo" a decorrer de 5 a 8 de Julho, em Mbanza Kongo (capital da província do Zaire).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Carioco, que falava em conferência de imprensa sobre o evento, informou que a província do Uíge, como integrante do antigo Reino do Kongo, foi convidada a fazer parte das festividades que marcam o primeiro aniversário do reconhecimento da cidade Mbanza Kongo pela Unesco como património mundial.

O responsável afirmou que os agentes culturais terão a oportunidade de mostrar as potencialidades da região.

Para a feira, sem precisar o número,  garantiu que estão a trabalhar na mobilização de músicos, artesãos e demais fazedores de artes para que representem a província com dignidade.

A conferência serviu também para apresentação do Projecto FAGU (Feira de Artesanato e Gastronomia do Uíge), criação da empresa Tondinha & Irmãos, promotora de actividades sócio culturais que realizará a sua 1ª edição na cidade de Mbanza Kongo.

O director geral da instituição, Paulo Afonso Jacinto, explicou que é objectivo é promover os produtos de expressão cultural características da província do Uíge, mormente o artesanato e a gastronomia.

Fez saber que a FAGU, com carácter móvel, visa também estimular o surgimento de novos talentos e apoiar a indústria do turismo da província com a divulgação dos aspectos artístico atractivos locais.

Destacou que as potencialidades da província em diversos sectores que explorados concorrem para alavancar a economia da região.

Assuntos Cultura   Província » Uíge  

Leia também