Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Junho de 2018 | 11h04 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 11h03

Escritora Ana Maria de Oliveira publica Kauyka em línguas nacionais

Luanda - A escritora Ana Maria de Oliveira, em parceira com a União dos Escritores Angolanos (UEA), procedem neste sábado, 16, ao lançamento da colecção “Kauyka” em línguas nacionais umbundu, kikongo, ngangela, kimbundu, cokwe oshikwanyama, para marcar os 19 anos do surgimento da colecção no mercado literário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

escritora Ana Maria de oliveira (arquivo)

Foto: rosário dos santos

A intenção, segundo a UEA, em nota enviada esta quinta-feira à Angop, é permitir o acesso das crianças a literatura complementar nas línguas nacionais, tendo em conta a sua inserção no sistema de ensino e a facilitação dos falantes destas línguas.

Durante o evento, a organização tem previsto diversas actividades lúdicas destinadas a crianças como forma de envolve-las no mundo das letras.

A colecção Kayuka reflecte o percurso da vida profissional,  cultural e política da escritora, além de evidenciar factos históricos vividos por crianças angolanas que sofreram em consequência da guerra.

Neste momento, a escritora dedica-se à literatura infantil, privilegiando as primeiras idades de leitura, com ilustração que capta o interesse da criança e a palavra que lhe conta a história.

Ana Maria de Oliveira é educadora social, antropóloga e deputada à Assembleia Nacional.

Está ligada à investigação de temas ligados aos costumes e às práticas das comunidades culturais angolanas.

Já publicou “Angola e a Expressão da sua Cultura Material” (1992) e “Elementos Simbólicos do Kimbanguismo” (1994). Foi também ministra da Cultura, de 1993 a 1999.

Assuntos Angola   Literatura  

Leia também
  • 13/06/2018 21:41:06

    Ministra da Cultura destaca papel das autoridades tradicionais

    Luanda - As autoridades tradicionais têm um papel de relevância importância na resolução dos problemas sociais nas comunidades em que estão inseridas, por serem o elo entre as populações e o Executivo, afirmou nesta quarta-feira, em Menongue, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

  • 09/06/2018 06:01:14

    Avaliação do estado das infra-estruturas culturais marca semana

    Luanda - A jornada de campo dos ministros da Cultura, Carolina Cerqueira, e da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, destinada a avaliar o estado das infra-estruturas do antigo edifício da Assembleia Nacional, da Tourada, do Teatro Avenida e do Cine Nacional marcou a semana de educação e cultura que hoje, sábado, termina.

  • 09/06/2018 05:46:04

    Angola: Hendrick Vaal Neto lança nova obra literária

    Luanda - A obra literária "Fragmentos Pedaços de Vidas em Prosa" foi lançada sexta-feira, em Luanda, na sede da União dos Escritores angolanos (UEA), pelo escritor, Hendrick Vaal Neto.