Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Junho de 2018 | 11h04 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 16h26

Escritora Ana Maria de Oliveira publica Kauyka em línguas nacionais

Luanda - A escritora Ana Maria de Oliveira, em parceira com a União dos Escritores Angolanos (UEA), procedem neste sábado, 16, ao lançamento da colecção ?Kauyka? em línguas nacionais umbundu, kikongo, ngangela, kimbundu, cokwe oshikwanyama, para marcar os 19 anos do surgimento da colecção no mercado literário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

escritora Ana Maria de oliveira (arquivo)

Foto: rosário dos santos

A intenção, segundo a UEA, em nota enviada esta quinta-feira à Angop, é permitir o acesso das crianças a literatura complementar nas línguas nacionais, tendo em conta a sua inserção no sistema de ensino e a facilitação dos falantes destas línguas.

Durante o evento, a organização tem previsto diversas actividades lúdicas destinadas a crianças como forma de envolve-las no mundo das letras.

A colecção Kayuka reflecte o percurso da vida profissional,  cultural e política da escritora, além de evidenciar factos históricos vividos por crianças angolanas que sofreram em consequência da guerra.

Neste momento, a escritora dedica-se à literatura infantil, privilegiando as primeiras idades de leitura, com ilustração que capta o interesse da criança e a palavra que lhe conta a história.

Ana Maria de Oliveira é educadora social, antropóloga e deputada à Assembleia Nacional.

Está ligada à investigação de temas ligados aos costumes e às práticas das comunidades culturais angolanas.

Já publicou “Angola e a Expressão da sua Cultura Material” (1992) e “Elementos Simbólicos do Kimbanguismo” (1994). Foi também ministra da Cultura, de 1993 a 1999.

Assuntos Angola   Literatura  

Leia também
  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

  • 08/11/2018 07:32:14

    Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

  • 08/11/2018 07:28:00

    Angola acolhe fórum pan-africano para a cultura de paz em África em 2019

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a ter lugar em Setembro de 2019 no país, a Comissão Multissectorial reuniu na quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora, Carolina Cerqueira.

  • 08/11/2018 07:05:13

    Maria Eugénia Neto lança "As nossas mãos constroem a liberdade"

    Luanda - "As nossas mãos constroem a liberdade" é o título do novo livro da escritora angolano Maria Eugénia Neto colocada à disposição dos leitores esta quarta-feira, em sessão de venda e assinatura de autógrafos na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA).