Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Junho de 2018 | 19h46 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 19h47

Ministra da Cultura quer espírito de inter-ajuda no sector

Menongue - A dinamização das acções culturais que possam contribuir para alavancar o turismo cultural na província do Cuando Cubango exige dos quadros do sector trabalho em equipa, espírito de inter-ajuda e solidário, afirmou nesta terça-feira, em Menongue, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Carolina Cerqueira - ministra da cultura (arquivo)

Foto: Lucas Neto

De acordo com a governante, que falava durante um encontro com os quadros do sector no âmbito da jornada de trabalho que efectua à província do Cuando Cubango, só unidos, solidários e dentro do espírito patriótico e abnegado se poderá concretizar os objectivos traçados, principalmente os ligados à promoção e valorização da cultura da região, por meio do turismo cultural.

Apesar de reconhecer a existência de carência de infra-estruturas culturais na província do Cuando Cubango, quadro s ser mudado em breve, Carolina Cerqueira frisou que se pode apostar na realização de excursões turísticas ao Cuito Cuanavale, cujo memorial consta da lista indicativa entregue à Unesco para património mundial.

Relativamente às infra-estruturas culturais, a ministra apontou como acções urgentes a criação de um museu (que passará pela requalificação da cadeia do Missombo), biblioteca, escola de artes e centro cultural.

Avançou que será efectuado um trabalho conjunto, entre o Ministério da Cultura e o governo do Cuando Cubango, para a efectivação de algumas acções que possam contribuir para a divulgação, valorização e preservação dos traços culturais e identitários do povo da região.

Aos quadros do sector, Carolina Cerqueira orientou no sentido de fazerem um levantamento sobre a situação das minorias étnicas, com particular realce para a comunidade khoisan, no sentido de serem protegidos e preservados os seus hábitos e costumes.

A jornada de trabalho da ministra inscreve, para quarta-feira, uma visita ao município do Cuchi e encontro com os agentes culturais e autoridades tradicionais.

Leia também
  • 31/01/2019 00:03:29

    Encerradas 27 igrejas por funcionarem à margem da lei

    Menongue - Vinte e sete igrejas, das quais 26 em Menongue, capital do Cuando Cubango, e uma no município do Calai, que praticavam a sua actividade à margem da lei, foram encerradas no quadro da Operativo Resgate.

  • 22/01/2019 11:16:54

    Grupos com menos de 30 integrantes fora do carnaval/2019

    Menongue - Os grupos com menos de 30 integrantes estão impedidos de participar no desfile do carnaval deste ano na província do Cuando Cubango, informou esta terça-feira, à Angop, o chefe de departamento de Arte e Património Histórico do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Pedro Amaral.

  • 22/01/2019 02:04:13

    Autoridades encerram vinte e seis igrejas ilegais

    Menongue - Vinte e seis igrejas ilegais que exerciam a actividade nos municípios de Menongue e Calai foram encerradas pelas autoridades da província do Cuando Cubango, nos últimos dias, no âmbito da operação resgate que teve início em Novembro de 2018.

  • 08/01/2019 16:24:21

    Responsável exorta à população esforço para resgate de valores

    Menongue - A população da província do Cuando Cubango foi exortada hoje, terça-feira, na cidade do Luena, pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da circunscrição, Sara Mateus, para esforçar-se mais no sentido de resgatar-se os valores culturais, cívico e morais.