Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Julho de 2018 | 00h31 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 23h58

Governante quer reforço da valorização e divulgação do património histórico

Cabinda - A potenciação, valorização e divulgação do património histórico cultural, religioso e natural angolano passa pela promoção do turismo cultural, afirmou na terça-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Carolina Cerqueira, Ministra da Cultura

Foto: Pedro Moniz Vidal

A governante, que falava na sessão de encerramento do VI Conselho Consultivo Alargado do sector, avançou que este desiderato contribuirá igualmente para o reforço do processo de internacionalização da marca Angola, conjugando com acções ligadas a diplomacia cultural e o intercâmbio com os demais países.

Para Carolina Cerqueira, os angolanos, em geral, e os quadros do sector, em particular, têm o compromisso e o dever de promoverem acções constantes de valorização da angolanidade, com a paz e o desenvolvimento sustentável.

 A ministra exortou os quadros do sector a tudo fazerem para levantar cada vez mais alto a bandeira angolana através da cultura, demonstrando em todos os fóruns em que participarem o valor e a riqueza da cultura angolana.

Por seu turno, o governador de Cabinda, Eugênio Laborinho, destacou o facto de a província ter tido a oportunidade de mostrar o que de melhor tem em termos culturais e a hospitalidade do seu povo.

Eugênio Laborinho augurou dias melhores para o sector cultural, manifestando disponibilidade em apoiar sempre que necessário e dentro das possibilidades do seu governo.

Com a participação de quadros do sector e convidados do ministério, entre os quais a ministra do Turismo, Ângela Bragança, o ministro da Cultura de Cabo Verde,  Abraão Vicente, o evento serviu também para uma abordagem sobre a problemática da proliferação do fenómeno  religioso, o papel das autoridades e instituições do poder tradicional  na promoção das autarquias e o redimensionamento dos serviços culturais.

Durante três dias, os quadros do sector cultural, passaram ainda em revista questões ligadas ao património e turismo cultural, a municipalização dos serviços culturais, o desenvolvimento da indústria cultural.

O programa incluiu igualmente uma mesa redonda ministerial sob moderação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e visitas a locais turísticos e culturais.

Assuntos Angola   Cultura  

Leia também
  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 13:40:45

    Portugal: Disco "Karavana da Saudade" lançado em Lisboa

    Lisboa (Da correspondente) - Uma obra discográfica intitulada "Karavana da Saudade", da autoria do DJ Celso Roberto, foi lançada, quinta-feira, em Lisboa, no auditório da Embaixada de Angola em Portugal.