Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Julho de 2018 | 18h34 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 18h34

Igreja de Landana mantém figurino original

Cabinda - O processo de reconstrução da Igreja São Tiago Maior da Missão Católica de Landana, que desabou em Abril em consequência do seu estado avançado de degradação, terá início brevemente, mantendo a sua arquitectónica original, anunciou nesta quarta-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Igreja S.Tiago Maior de Landana da Missão Católica antes de desabar

A governante, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do estado das infra-estruturas culturais, sítios, monumentos e locais turísticos, avançou que está a ser efectuado um estudo para se aferir o tipo de material usado na construção da igreja para se puder repor com o mesmo padrão.

O processo, segundo a ministra, conta com a parceria do Governo de Cabinda, por se tratar de um património histórico nacional, para se preservar a identidade e a vida espiritual dos habitantes da região.

A ministra descartou a ideia da construção de uma nova igreja, garantindo que tudo será feito para se reconstruir a infra-estrutura, razão pela qual decorrem os trabalhos técnicos e logísticos para se levar a cabo a missão.

Já o pároco Eugénio Cassoma, referindo que o imóvel apresentava fissuras profundas na parte frontal, adiantou que espera pela acção das autoridades que já se comprometeram em reconstruir a infra-estrutura.

O padre afirmou que manifestou confiança na acção do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Província de Cabinda, adiantando que os fiéis aguardam pelo inicio da obra e posteriormente a consequente entrega para voltarem a usufruir da paz espiritual na referida casa de Deus.

 Com 145 anos de existência, a serem completados no próximo dia 25 de Julho deste ano, a Igreja São Tiago Maior de Landana passou a património cultural nacional em Julho de 2013.

Fundada em 1873, por padres Franciscanos, é considerada a primeira missão de evangelização católica na região Austral de África.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 11/07/2018 00:31:34

    Governante quer reforço da valorização e divulgação do património histórico

    Cabinda - A potenciação, valorização e divulgação do património histórico cultural, religioso e natural angolano passa pela promoção do turismo cultural, afirmou na terça-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

  • 10/07/2018 23:53:45

    Quadros da cultura destacam inventariação e classificação do património

    Cabinda - O continuo processo de inventariação e classificação do património cultural material e imaterial, a cooperação com instituições privadas para o aumento de financiamentos a inventariação e restauro e a uniformização da escrita das línguas nacionais constam entre as recomendações saídas no VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura que teve lugar de 9 a 10 do corrente mês, na província de Cabinda.

  • 10/07/2018 17:19:43

    Governador de Cabinda aborda papel das autoridades tradicionais

    Cabinda - O governador da província de Cabinda, Eugénio Laborinho, abordou nesta terça-feira com os reis do Uíge e do Cuando Cubango, Muana-Uta Kabamba VII e Muene Mukuvavi, respectivamente, o papel das autoridades tradicionais na resolução dos problemas sociais e na contribuição do desenvolvimento das suas comunidades.