Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

03 Outubro de 2018 | 15h23 - Actualizado em 03 Outubro de 2018 | 15h23

Catalogados mais de 100 locais históricos no Bengo para cadastramento

Caxito - Cento e sete sítios para cadastramento e classificação como monumentos e sítios históricos foram inventariados de Janeiro até a presente data, pelos técnicos do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fachada central do Gabinete provincial da Cultura do Bengo

Foto: Adão João Pedro

Cinco estão localizados no município do Ambriz, nomeadamente a zona histórica, Igreja de São José, antiga Câmara Municipal, Casa dos Escravos, Fortaleza do Ambriz, e dois no Dande, Edifício do Chalé (onde funciona o governo provincial) e Igreja de Santa Ana.

O facto foi anunciado hoje, quarta-feira, à Angop, pelo director provincial da instituição, Alexandre da Costa, disse que a província controla sete monumentos e sítios históricos classificados pelo Ministério da Cultura.

Os dois monumentos e sítios do município do Dande e três do Ambriz estão em bom estado de conservação, enquanto os restantes carecem de uma intervenção urgente.

Segundo Alexandre da Costa, alguns monumentos têm merecido visitas de estudos por parte dos estudantes do curso de História e turistas nacionais e estrangeiros, perspectivando trabalhar com as administrações municipais e autoridades tradicionais no sentido de pesquisar e localizar mais monumentos e sítios, bem como a melhoria das respectivas vias de acesso ao património cultural.

A preservação dos monumentos e sítios históricos, disse, permite às gerações vindouras manterem contacto com a história do país, assim como constituem fontes de consultas bibliográficas por parte dos investigadores nacionais e estrangeiros.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 11/12/2018 20:01:00

    Encerradas 21 igrejas no Bengo

    Caxito - Vinte e uma igrejas que exerciam ilegalmente as suas actividades no Bengo foram encerradas, desde 26 de Novembro a presente data, na província do Bengo, no cumprimento da Operação Resgate.

  • 01/11/2018 19:26:37

    Ministério da Cultura não legaliza igrejas há 18 anos

    Caxito - O Ministério da Cultura não reconhece ou legaliza nenhuma igreja há 18 anos afirmou hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, o director do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR), Francisco Maria.

  • 11/10/2018 16:10:34

    Gala Rostos do Bengo acontece em Novembro

    Caxito - A segunda edição da gala Rostos do Bengo, que premeia personalidades singulares e colectivas destacadas nas diversas áreas de trabalho da circunscrição, vai acontecer no dia 8 de Novembro deste ano, na cidade de Caxito.