Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Outubro de 2018 | 17h18 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 17h18

Bibliotecários abordam catalogação de livros

Malanje - Catalogação e colocação de livros nas estantes são alguns dos temas em abordagem hoje, quinta-feira, no quarto dia de uma formação de bibliotecários das províncias de Malanje, Lunda Norte e Lunda sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bibliotecários abordam Catalogação e colocação de livros nas estantes

Foto: Cedida

Na ocasião, a chefe do Departamento das Bibliotecas Públicas e Cooperação Institucional da Biblioteca Nacional, Suzana Gaspar, disse que a formação tem o objectivo de corrigir erros cometidos pelos técnicos do sector durante o trabalho como a arrumação incorrecta de manuais.

Segundo a responsável, esses erros acontecem, geralmente, devido ao desconhecimento das normas do sector literário.

Disse que alguns dos funcionários das bibliotecas são provenientes de outras áreas e não possuem a formação adequada para o ramo bibliotecário.

Por isso, sublinhou, é fundamental que esses técnicos sejam formados para estarem dotados de conhecimentos sobre inventariação e armazenamento das obras académicas e científicas, para melhor o atendimento do público nas bibliotecas do país.

Reconheceu não ser tarefa fácil arrumar livros, visto que os técnicos devem fazer leituras e interpretação das obras para estarem capacitados a elucidar os leitores sobre o conteúdo dos manuais e ajudar os utentes na busca de determinadas bibliografias.

Apelou, por outro lado, à população no sentido de doar às bibliotecas os livros que consideram inutilizáveis ao invés de destruir tais obras.

As bibliotecas, informou, estão abertas a receber qualquer tipo de material literário ou científico para aumentar o seu acervo.

Está formação, que encerra sexta-feira, na província de Malanje, é promovida pela Biblioteca Nacional e visa dotar os participantes com conhecimentos práticos e teóricos para melhorarem os serviços bibliotecário do país.

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 21:24:21

    Escritor Cornélio Caley inicia funções na AAL

    Luanda - O escritor angolano Cornélio Caley foi empossado nesta segunda-feira, em Luanda, como membro da Academia Angolana de Letras, durante uma cerimónia realizada no Memorial António Agostinho Neto(MAAN).