Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Janeiro de 2019 | 11h46 - Actualizado em 10 Janeiro de 2019 | 13h31

Membros do comité de gestão participativa querem dinamismo nas acções

Mbanza Kongo - Os membros do Comité de Gestão participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, província do Zaire, recomendaram, na quarta-feira, maior dinamismo na implementação das orientações da Unesco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No seu comunicado final, os participantes afirmam que esperam que até ao final deste ano sejam dados passos significativos na execução de algumas tarefas recomendadas por aquela organização internacional, tais como a construção de um novo aeroporto para Mbanza Kongo, bem como a remoção ou substituição das antenas das operadoras de telecomunicações e da Emissora Provincial do Zaire da Rádio Nacional de Angola (RNA).

Os membros do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo querem também que se inicie, a partir deste ano, a realização periódica do Festi-Kongo (1ª edição), com o envolvimento dos países que integravam o antigo Reino do Kongo, nomeadamente as Repúblicas do Congo Democrático, Congo Brazzaville e Gabão.

No encerramento do evento, a secretária de estado da cultura, Maria da Piedade de Jesus, disse que o cumprimento destas e outras tarefas fará com que o Ministério de tutela tenha argumentos suficientes para expor na reunião do Comité do Património Mundial da Unesco a realizar-se entre Junho e Julho de 2020, sobre a cidade de Mbanza Kongo.

“As questões inerentes às recomendações da Unesco devem ser seguidas com muita atenção pelos integrantes do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo”, sublinhou.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, Biluka Nsakala Nsenga, disse que os membros do Comité de Gestão Participativa estão em contacto permanente com o Ministério dos Transportes, bem como com as direcções nacionais da Angola Telecom e da RNA sobre o cumprimento das recomendações da Unesco.

Quanto à construção de um novo aeroporto, o responsável reafirmou que este será erguido na comuna de Nkiende, cerca de 30 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, cujos trabalhos de desmatação do perímetro arrancam nos próximos meses.  

Integram o Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, entre outras entidades, o governador provincial (coordenador), os Ministérios da Cultura, Educação, Finanças, Hotelaria e Turismo, Construção, Urbanismo e Habitação, Administração do Território, Interior, Ambiente e Ensino Superior.

Assuntos Cultura   Província » Zaire  

Leia também