Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Janeiro de 2019 | 02h11 - Actualizado em 25 Janeiro de 2019 | 16h11

Resenha Cultural: Apelo da ministra para participação dos mecenas marca semana

Luanda - O apelo lançado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, depois da aprovação do regulamento da Lei do Mecenato pelo Conselho de Ministros, para uma intervenção mais activa dos mecenas na valorização, preservação e divulgação da cultura nacional dentro e fora de portas marcou a semana que, hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a ministra, que falava à margem da cerimónia de inauguração do Espaço Dakaza, coloca-se ao dispor dos amantes das artes as condições necessárias, com a redução dos impostos e da carga fiscal, um mecanismo legal e incentivador para uma intervenção mais activa nas acções de promoção das artes e da cultura em todas as suas dimensões.

A divulgação dos valores necessários para a realização da edição 2019 do Carnaval na província do Huambo destacou-se igualmente do noticiário cultural da semana.

Vinte milhões de Kwanzas é o valor a ser gasto, este ano, para a realização do Entrudo, cujo desfile provincial acontece entre os dias 3 e 5 de Março.

O montante destina-se a premiação dos cinco primeiros classificados das três categorias (adultos, infantil e dança tradicional), além da aquisição de indumentárias para os grupos carnavalescos participantes na fase municipal, transportação, acomodação e alimentação dos finalistas que vão participar no desfile provincial.

A media fez ainda manchete, ao longo da semana, a realização de uma exposição de desenho artístico de 15 edifícios emblemáticos de Luanda, na Baía de Luanda, em comemoração dos 444 anos da cidade capital.

Entre os edifícios, destacam-se os dos bancos Nacional de Angola (BNA), de Poupança e Crédito (BPC), do Porto de Luanda, do Governo Provincial de Luanda (GPL), das igrejas do Carmo, dos Remédios, Metodista Unida Central de Luanda e Sagrada Família, bem como o Mabílio Alburqueque e o Memorial António Agostino Neto (MAAN).

No decorrer da semana, foi também manchete a declaração da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, sobre a disponibilidade em auscultar e dialogar com os artistas, promotores e agentes culturais, produtores e realizadores de espectáculos, críticos e amantes da cultura nacional, para deles colher contributos destinados a melhoria, dinamização e diversificação das políticas e actividades culturais.

A ministra, que falava durante uma visita ao espaço de Teatro Ngola, localizado na Centralidade do Kilamba, em Luanda, afirmou que se pretende criar mais espaços  que possam empregar cada vez mais jovens de várias disciplinas nas indústrias culturais e criativas e contribuam para o bem comum.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.