Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

31 Janeiro de 2019 | 22h36 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2019 | 10h03

Pepetela preocupado com o encerramento de livrarias

Luanda - O escritor angolano Artur Pestana "Pepetela " mostrou-se hoje quinta-feira em Luanda , preocupado com o encerramento de algumas livrarias, por dificuldades na aquisição de livros no exterior .

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pepetela, escritor angolano

Foto: Henri Celso

O escritor que falava no final de um encontro sobre literatura designado “ Textualidade  “  realizada no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), disse  que o encerramento  de livrarias como a Lello o a Mestria empobreceram o mercado de vendas e sobretudo as bibliotecas pessoais.

O mesmo reconhece que o actual momento financeiro que o país atravessa  não facilita de certa forma a importação de livros, visto que os mesmos não são produzidos em Angola.

Artur Pestana “Pepetela” disse que o encerramento destes espaços reduz o acesso de leitores aos livros, contribuindo negativamente para o desinteresse ao gosta na leitura de obras literarias, principalmente de escritores angolanos. 

O escritor aponta como solução a potencialização das mediatecas, para poder corresponder satisfatoriamente a procuras de livros pelos interessados em literatura, nas locais especializados.

Autor de varias obras com destaque para As Aventuras de Ngunga,  Muana Puó, Mayombe,O Cão e os Caluandas, Yaka, Lueji, Geração da Utopia, O Desejo de Kianda, Parábola do Cágado Velho.

O encontro literário “ Textualidade “ é realizado mensalmente pela direcção do MAAN tem como objectivo reunir escritores e leitores no mesmo espaço.

Assuntos Literatura  

Leia também
  • 11/01/2019 12:55:56

    Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"

    Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.

  • 18/12/2018 22:59:34

    Contos de Gociante Patissa já nas mãos dos leitores do Lobito

    Lobito - Um ano depois do seu lançamento no Brasil, em Novembro de 2017, o livro de contos "O Homem Que Plantava Aves", do escritor angolano Gociante Patissa, chegou às mãos dos leitores no Lobito, em Benguela, sob chancela da Editora Acácias.

  • 07/12/2018 21:05:37

    "TPA e outras histórias" de Nguxi dos Santos já nas bancas

    Luanda - ?TPA e outras histórias? é o título do livro do produtor e realizador de televisão Nguxi dos Santos , posto à disposição dos leitores esta sexta-feira, em Luanda , em sessão de venda e assinatura de autógrafos no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA).