Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Fevereiro de 2019 | 17h00 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 17h00

Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A antologia é uma aposta do projecto raízes e visa criar laços mais fortes entre o Brasil e os países africanos, por meio da arte.

A escritora angolana participa com 10 poemas no livro com o título “Negras de lá, Negras daqui”, que integra oito escritoras, quatro africanas (Angola, Moçambique e Camarões) e quatro afro-brasileiras.

O projecto raízes foi criado por Isidro Chiculo Sanene e Ermildo Saraiva Panzo que têm unido esforços para que a relação do Brasil, país em que residem, e os países africanos seja cada vez melhor a nível da transmissão de valores culturais, em honra das transcendências culturais África-Brasil, bem como contribuído para a promoção da cultura que une a diáspora africana e afro-brasileira.

O Projecto Raízes é um grupo formado por jovens artistas, académicos e activistas africanos residentes no Brasil.

O seu principal objectivo é a promoção e elevação da cultura africana no Brasil, valendo-se ao apoio da lei de incentivo a cultura, do programa Vai II, juntou uma coletânea de textos literários que resultou na obra “Negras de lá, negras daqui”.

Dentre a construção e massificação das múltiplas artes e cultura africana, o projecto se destaca com maior amplitude em actividades ligadas à literatura: promove a literatura africana e a integração cultural de todos os povos, incentivando e divulgando a possibilidade dos imigrantes a terem acesso a políticas públicas de cultura no Brasil, facilitar o acesso às expressões culturais dos países africanos e contribuir com o resgate histórico-cultural sobre a África e mostrar uma nova África por meio dos artistas ligados ao projecto.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.